Bruno ‘Blindado’ recebe suspensão de dois anos após falha em teste antidoping

Na última segunda-feira (22), a USADA (agência antidoping americana) divulgou a suspensão de dois anos do brasileiro Bruno ‘Blindado’, fruto da falha em um exame antidoping realizado no ano passado. Como a punição é retroativa à data que iniciou o período de afastamento do atleta, no dia 14 de junho de 2019, o lutador só poderá voltar a competir no dia 14 de junho de 2021.

A agência, que é responsável pelos testes em atletas do UFC, divulgou que o lutador testou positivo para a presença de boldenona, com uso proibido dentro e fora de período de lutas, e para seu metabólito 5β-androst-1-en-17β-hydroxy-3-one em um exame antidoping fora do período de competição realizado em 27 de maio de 2019. Por isso, o competidor logo foi retirado das atividades e nem pôde estrear no Ultimate diante de Deron Winn, em combate que estava marcado para junho do ano passado.

A punição de ‘Blindado’ também se deve ao fato de que o lutador não comunicou a entidade sobre o uso de tal substância no formulário referente ao ano anterior ao fechamento de contrato com o UFC. Após o resultado, o brasileiro negou ter ingerido boldenona de forma consciente e recorreu judicialmente contra a punição. No entanto, sua defesa não conseguiu provar a contaminação de nenhum suplemento e o gancho de dois anos foi mantido.

“Silva não declarou o uso prévio de boldenona ou qualquer outra substância proibida em sua declaração de entrada ao ingressar no UFC e argumentou que não sabia como o boldenone entrou em seu sistema. Durante a audiência, Arruda da Silva não apresentou nenhuma evidência sobre a fonte de seu teste positivo, embora tenha especulado sobre várias possíveis explicações.

Como resultado da seu falha em produzir qualquer evidência, incluindo testes de suplementos negativos para boldenona, e a evidência da USADA de que a contaminação por carne de boldenona era implausível nessa circunstância, o juiz concluiu que Silva estava inelegível para uma redução ao período de suspensão padrão de dois anos”, disse o comunicado da USADA no seu site oficial.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024