Bruno ‘Blindado’ recebe suspensão de dois anos após falha em teste antidoping

Na última segunda-feira (22), a USADA (agência antidoping americana) divulgou a suspensão de dois anos do brasileiro Bruno ‘Blindado’, fruto da falha em um exame antidoping realizado no ano passado. Como a punição é retroativa à data que iniciou o período de afastamento do atleta, no dia 14 de junho de 2019, o lutador só poderá voltar a competir no dia 14 de junho de 2021.

A agência, que é responsável pelos testes em atletas do UFC, divulgou que o lutador testou positivo para a presença de boldenona, com uso proibido dentro e fora de período de lutas, e para seu metabólito 5β-androst-1-en-17β-hydroxy-3-one em um exame antidoping fora do período de competição realizado em 27 de maio de 2019. Por isso, o competidor logo foi retirado das atividades e nem pôde estrear no Ultimate diante de Deron Winn, em combate que estava marcado para junho do ano passado.

A punição de ‘Blindado’ também se deve ao fato de que o lutador não comunicou a entidade sobre o uso de tal substância no formulário referente ao ano anterior ao fechamento de contrato com o UFC. Após o resultado, o brasileiro negou ter ingerido boldenona de forma consciente e recorreu judicialmente contra a punição. No entanto, sua defesa não conseguiu provar a contaminação de nenhum suplemento e o gancho de dois anos foi mantido.

“Silva não declarou o uso prévio de boldenona ou qualquer outra substância proibida em sua declaração de entrada ao ingressar no UFC e argumentou que não sabia como o boldenone entrou em seu sistema. Durante a audiência, Arruda da Silva não apresentou nenhuma evidência sobre a fonte de seu teste positivo, embora tenha especulado sobre várias possíveis explicações.

Como resultado da seu falha em produzir qualquer evidência, incluindo testes de suplementos negativos para boldenona, e a evidência da USADA de que a contaminação por carne de boldenona era implausível nessa circunstância, o juiz concluiu que Silva estava inelegível para uma redução ao período de suspensão padrão de dois anos”, disse o comunicado da USADA no seu site oficial.

Matérias Recentes

Assustador! Nocauteado, lutador perde a consciência e apresenta contrações involuntárias; veja

O segundo evento da companhia 'Zeus Combat League' foi o palco de uma das cenas…

02/11/2024

Brendson Ribeiro busca usar derrota de parceiros de equipe como combustível no UFC Canadá

No último final de semana, a equipe 'Brazilian TKO' sofreu dois reveses no UFC 308,…

02/11/2024

Saiba como assistir o UFC Canadá, show com cinco atletas do Esquadrão Brasileiro

Depois de realizar a edição 308 em Abu Dhabi (EAU), o Ultimate volta para a…

02/11/2024

Derrick Lewis passa mal e é retirado de luta contra brasileiro no UFC Canadá

O ex-desafiante ao cinturão dos pesos-pesados do UFC, Derrick Lewis, foi retirado do card do…

02/11/2024

Campeão, Robson Conceição bate o peso e confirma revanche pelo título mundial no boxe

Dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) na categoria super pena (59 kg),…

01/11/2024

Brasileiro, Caio Machado exalta chance de lutar em card do UFC no Canadá, país que o adotou

O Brasil estará representado por seis atletas no UFC Canadá, neste sábado (2), em Edmonton.…

01/11/2024