Notícias

Brasileiro treinador de jiu-jitsu tem processo de estupro arquivado nos Estados Unidos

Na ultima sexta-feira (10), o treinador de jiu-jitsu Rafael ‘Baratinha’ Freitas, que tem em seu currículo alunos como Holly Holm e Michelle Waterson, recebeu uma importante notícia. Os promotores retiraram as acusações de estupro que uma aluna fez contra ele em dezembro de 2020, em Albuqueque (EUA). A informação foi divulgada em primeira mão pelo site ‘ABQjournal.com’.

De acordo com os registros do tribunal, uma investigação adicional informou que não existe base factual suficiente para incriminar Rafael. O episódio ganhou destaque ao final de 2020, quando uma aluna acusou o brasileiro de drogá-la e estuprá-la durante uma sessão de treinamento particular em sua casa, realizada no dia 7 de novembro. O faixa-preta de jiu-jitsu foi preso no dia 4 de dezembro.

O advogado do brasileiro alegou que o encontro entre o treinador de jiu-jitsu e a aluna foi consensual, e que a gravação de uma câmera de vigilância, disponibilizada pela vítima para a polícia, não comprovou a autoria dos crimes pelos quais o Rafael foi acusado. Dessa forma, foi feito o pedido para que Rafael pudesse responder ao processo em liberdade, baseado em sua ficha criminal limpa (constam em seu histórico duas multas por violação de leis de trânsito, em 2008 e 2012) e no fato dele residir em Albuquerque – minimizazndo as chances de uma hipotética fuga.

Ainda em dezembro, o apelo foi atendido pelo juíz Charles Brown que declarou que a ausência de antecedentes criminais do brasileiro, assim como a falta de risco à segurança da comunidade, lhe garantiram o direito previsto na lei. Após ser solto e responder a acusação em liberdade, agora Rafael ‘Baratinha’ Freitas teve o processo e as acusações arquivados.

O brasileiro, de 37 anos, atua como professor de jiu-jitsu nos Estados Unidos e exerce papel importante na academia Gracie Barra do Novo México. Antes, o profissional integrou a renomada equope ‘Jackson Wink MMA Academy’, onde trabalhou com algun grandes nomes do UFC.

Matérias Recentes

Maurício Ruffy revela ter recusado R$ 48 milhões por religião; entenda

No mundo dos esportes, é comum que esportistas de alto nível recebem ofertas de patrocínio,…

25/12/2025

Comentarista do UFC surpreende ao indicar possível próximo rival de Alex Poatan

Atual campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira já deixou claro que…

25/12/2025

Alexander Volkanovski paira sobre Diego Lopes em pôster do UFC 325; confira

Segundo evento numerado programado para a temporada 2026, o UFC 325 teve seu pôster oficial…

25/12/2025

Dana White é intimado a testemunhar em processo antitruste contra o UFC

Maior evento de MMA do mundo, o UFC enfrenta mais um processo judicial antitruste contra…

25/12/2025

Joe Rogan alerta Jake Paul sobre perigos do boxe: “Tem um preço a se pagar”

Comentarista do UFC há muitos anos e apresentador de um dos podcasts de maior sucesso…

25/12/2025

Recordista de nocautes do UFC acusa astro do kickboxing de recusar luta

Ao que tudo indica, o UFC tem planos de reforçar seu plantel de lutadores com…

24/12/2025