Siga-nos

Notícias

ATT adota rodízio e cronograma rígido para manter treinos durante a quarentena

Gabriel de Oliveira é um dos treinadores de boxe da American Top Team – Arquivo pessoal

Uma das maiores equipes do mundo, a American Top Team conta com diversos atletas do UFC e foi uma das afetadas pela pandemia de coronavírus. Após o decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que restringe ao máximo de dez o número de pessoas em um mesmo local fechado, o time se adaptou para seguir a linha as recomendações sem deixar de treinar atletas que estão com luta marcada – como é o caso de Amanda Nunes, que vai atuar no dia 9 de maio, no UFC São Paulo, diante de Felicia Spencer. Quem explicou todo o procedimento da ATT foi Gabriel de Oliveira, treinador de boxe.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, o técnico ressaltou que toda a equipe e os lutadores seguem as recomendações de segurança e saúde. Dessa maneira, para não haver o encontro que exceda o limite permitido de pessoas ao mesmo tempo no local, foi imposto um esquema de rodízio aliado a um rígido cronograma para toda a equipe.

“A gente está trabalhando no esquema de rodízio. Só treina quem tem luta marcada mesmo. Os demais estão de quarentena total. Estamos dividindo as atividades pela manhã, que é o treino principal e pela tarde. O esquema é dividido em horários. Wrestling e muay thai no mesmo dia, mas em horários diferentes. Aí tem um intervalo de uma hora quando acaba um para começar o outro. A resenha pós-treino está proibida (risos)”, contou.

Além do rodízio imposto, os líderes da ATT estão atentos a todas as questões de higiene no local tanto que, inclusive, são monitorados pela polícia da Flórida (EUA). Sob supervisão de Marcus ‘Conan’ Silveira, ‘head coach’ da equipe, foram espalhados potes de álcool gel e lenços para pela academia para serem usados por todos os presentes. Além disso, há a recomendação que após os treinos, todos tomem banho imediatamente, além de mudar de roupa e colocar toda a vestimenta usada nas atividades dentro de um saco plástico.

“Essa academia aqui é munida de muita coisa. Acabou o treino, higieniza tudo e vai embora. Tem fiscalização todo dia da polícia para verem se estamos fazendo tudo certinho. O Conan Silveira leva isso muito a sério. Quando tem gente demais ele manda embora na hora. Teve um dia que veio atleta do UFC sem luta e foi mandado embora na hora. Pede logo para treinar em casa”, completou Gabriel.

Com somente lutadores com duelos marcados podendo entrar na academia, Gabriel segue treinando forte Adriano Moraes, Klidson Abreu, Rodrigo ‘Zé Colmeia’ e o surinamês Jairzinho Rozenstruik, que tem a expectativa do seu duelo contra Francis Ngannou ser remarcado para o UFC 249, dia 18 de abril. Na mesma equipe de Amanda Nunes, o técnico admitiu que chegou a ‘esbarrar’ com ela entre os horários, mas que não acompanha os treinos da brasileira.

“Ela treinou normalmente esses dias. Não acompanhei de perto o treino, até por causa desse rodízio mesmo, mas estava com o Katel (Kubis). Tenho a visto bem pouco, principalmente por essa questão de horário mesmo que não bate”, completou o treinador.

Mais em Notícias