Siga-nos

Notícias

Ator Márcio Garcia recebe a faixa-preta de jiu-jitsu do mestre Castello Branco

No último domingo (8), o ator e apresentador Márcio Garcia recebeu sua faixa-preta de jiu-jitsu. Após quase 30 anos de dedicação ao esporte, com um hiato de 15 anos sem praticá-lo em razão de seus compromissos profissionais, o comunicador voltou aos tatames e conquistou a prestigiada graduação na arte suave pelas mãos de seu mestre Leonardo Castello Branco.

O ator, famoso por seus papéis em novelas e séries da Rede Globo, se destacou também como apresentador de programas de destaque na grade da emissora, como ‘Gente Inocente’ e ‘Tamanho Família’. Entusiasmado com a graduação, Márcio exaltou seu poder de superação após retornar ao esporte depois do longo período afastado.

“Foi emocionante essa graduação. Foram muitos anos treinando, mas também passei muito tempo parado. Deu aquela agonia no retorno, porque estava há mais de 15 anos sem treinar. É um pouco frustrante, porque muita coisa que estava no automático eu tive que reaprender. Mas o Leo, que é um mestre e um irmão, foi super paciente e fez um trabalho durante praticamente dois anos para que eu pudesse chegar até aqui. O mais interessante de todo esse processo é a coisa da persistência. Geralmente quem chega na faixa-preta faz todo o processo de forma contínua, e essa minha interrupção não foi fácil. Mas foi muito bom ter resgatado e ter conseguido levar para a minha família e para os meus amigos o que aprendemos dentro de uma academia de Jiu-Jitsu e que levamos para a vida toda. Lição de respeito, disciplina, hierarquia… Foi incrível! Hoje é um dia memorável. Agora, vamos em frente. Essa faixa não é o final, é apenas o começo”, celebrou Márcio Garcia.

O responsável por entregar a faixa-preta ao ator foi Leonardo Castello Branco, aluno do mestre Fernando Pinduka e campeão mundial de jiu-jitsu em 1999. Com grande história na arte suave, o mestre relembrou o início de Márcio na modalidade e comentou sobre a satisfação de ver seu pupilo famoso conquistar tamanha honraria.

“O Márcio começou comigo quando eu tinha uma salinha no Largo do Machado. Ele rodou comigo por outras academias, pegou a azul, a roxa e a marrom. Aí ele deu uma parada. Ele estava morando mais distante, teve algumas lesões e tinha a questão do trabalho dele, então acabou dificultando um pouco. Ele parou por quase 15 anos. Foi uma satisfação ele me procurar há dois anos querendo voltar a treinar para chegar a faixa-preta. Na hora eu me coloquei a disposição, porque ele tem talento para o esporte e é um cara extremamente dedicado. Quando ele começa alguma coisa, ele vai até o fim. Então, foi uma enorme satisfação dar essa faixa-preta pra ele. Ele se dedicou bastante e sempre encaixava um horário para ter aula comigo. Estou muito feliz e sei que ele vai dar continuidade, porque é um cara que ama o esporte”, contou Leonardo Castello Branco.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias