Categorias: Notícias

Astro do jiu-jitsu mundial pede desculpas após polêmica com a família Gracie

Um dos nomes mais conhecidos do jiu-jitsu na atualidade, Keenan Cornelius se envolveu em uma grande polêmica com a família Gracie, responsável pela criação e difusão da arte suave. Em seu podcast, chamado ‘The Matburn’, o lutador questionou a impossibilidade de se falar algo de negativo sobre Hélio e Rickson Gracie, especificamente, além de declarar que hoje em dia eles teriam apenas o nível de um faixa-roxa (duas graduações antes da preta). Com a repercussão negativa de suas palavras dentro da comunidade esportiva, Cornelius divulgou um vídeo desculpando-se pelo mal estar gerado (veja abaixo ou clique aqui).

No podcast, Keenan afirmou que entende a necessidade de mostrar respeito pelos pioneiros da arte suave. No entanto, o lutador reclamou de uma ‘regra não escrita’ que impede os praticantes de questionarem a qualidade de Hélio e Rickson. Após o impacto causado por suas declarações, o faixa-preta publicou em seu canal no ‘Youtube’ uma explicação sobre o que considera ter sido um mal entendido. Com uma clara mudança de tom, o americano insistiu que estava apenas dando a sua opinião, mas aproveitou a oportunidade para se desculpar com os possíveis ofendidos.

“Recentemente um veículo de comunicação fez uma manchete controversa que dizia: ‘Keenan Cornelius afirma que Rickson e Hélio Gracie seriam equivalentes a faixas-roxas’. Foi tirado do meu podcast com o Josh Hinger, onde nós discutimos tudo sobre jiu-jitsu. Situações hipotéticas, coisas reais que aconteceram, e até histórias inventadas. É entretenimento. Sobre eles serem faixas-roxas, o contexto é que estávamos conversando sobre ter muitas técnicas novas hoje em dia, não apenas as que eu criei, mas todos os novos movimentos que estão aparecendo nos últimos 20 anos, que mudaram o jiu-jitsu. Acho que qualquer faixa-preta de 30 ou 40 anos atrás teria dificuldades nesse novo ambiente, e estou falando do esporte, que é o que eu faço. Não estou falando de como a arte funciona em uma luta de rua. O Gracie jiu-jitsu é perfeito para se defender em uma situação dessas. Obviamente, se eles treinassem hoje em dia, eles seriam muito bons. Acho que foi um mal entendido sobre qual era o ponto da conversa. Eu estava apenas dando a minha opinião. Me desculpem se alguém se sentiu ofendido”, declarou Keenan.

Faixa-preta de André Galvão e ex-integrante da equipe ‘Atos Jiu-Jitsu’, Keenan Cornelius possui inúmeras medalhas nos principais campeonatos de jiu-jitsu e grappling do mundo. O havaiano é conhecido também como o criador da guarda lapela.

Matérias Recentes

Apesar de vitória, Joanderson Tubarão admite falhas no UFC Vegas 112: “Errei muito”

Vindo de duas derrotas consecutivas pela primeira vez dentro do Ultimate, Joanderson Brito chegou para…

15/12/2025

Em ascensão! Luana Santos desafia francesa ranqueada após vitória no UFC Vegas 112

Com apenas 25 anos de idade, Luana Santos se estabelece, dia após dia, como uma…

15/12/2025

Melk Costa admite motivação extra para vencer rival no UFC Vegas 112: “Estava mordido”

Antes mesmo de entrarem em ação no UFC Vegas 112 do último sábado (13), Melquizael…

14/12/2025

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025