Categorias: Notícias

Astro do jiu-jitsu brasileiro recebe suspensão de um ano da USADA após flagra

O mais novo astro do jiu-jitsu brasileiro não começou 2020 bem. Após vencer quase tudo em 2019, Kaynan Duarte foi flagrado pela USADA (agência antidoping americana) pelo uso de ostarine – substância de aumento de performance proibida pela entidade. O faixa-preta seria suspendo por dois anos, mas recebeu uma redução de metade do seu gancho por cooperar nas investigações da entidade.

A USADA fez o anuncio oficial em seu site nessa sexta-feira (7) (clique aqui). O flagra ocorreu no dia 2 de junho de 2019, durante um exame realizado no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF). O brasileiro aceitou e pena de um afastado – que é retroativa à data do flagra, desta forma, Kayna estará apto a competir novamente em junho deste ano.

“Duarte, 22 anos, testou positivo para ostarine como resultado de um teste de drogas em competição realizado no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF) em 2 de junho de 2019. Embora a IBJJF não seja signatária do Código Mundial Antidopagem, a USADA foi contratada pela IBJJF para realizar testes para o evento e coletou a amostra de Duarte de acordo com o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem” escreveu a entidade, antes de falar sobre a redução da pena do brasileiro.

“Ostarine é vendido ilegalmente em todo o mundo como uma substância que melhora o desempenho. Atualmente, o Ostarine não está disponível como medicamento de prescrição em nenhum país e seu uso não autorizado pode causar efeitos colaterais graves. No entanto, a ostarina é comumente encontrada como ingrediente declarado e não declarado em muitos suplementos alimentares. Duarte recebeu uma redução de um ano em seu período de inelegibilidade porque, após uma análise minuciosa das evidências e da cooperação de Duarte, a USADA determinou que a quantidade de ostarine detectada em sua amostra era consistente com a exposição à ostarine por contaminação”, completou a USADA, em nota oficial.

Além da suspensão, Kaynan também sofreu outro grande atraso em sua carreira. Multicampeão em 2019, o brasileiro perdeu todas as medalhas, pontos e prêmios conquistados em competições sancionadas pela IBJJF posteriores a junho de 2019. Todos os resultados do faixa-preta após esta data foram desqualificados.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025