Categorias: Notícias

Astro do jiu-jitsu brasileiro recebe suspensão de um ano da USADA após flagra

O mais novo astro do jiu-jitsu brasileiro não começou 2020 bem. Após vencer quase tudo em 2019, Kaynan Duarte foi flagrado pela USADA (agência antidoping americana) pelo uso de ostarine – substância de aumento de performance proibida pela entidade. O faixa-preta seria suspendo por dois anos, mas recebeu uma redução de metade do seu gancho por cooperar nas investigações da entidade.

A USADA fez o anuncio oficial em seu site nessa sexta-feira (7) (clique aqui). O flagra ocorreu no dia 2 de junho de 2019, durante um exame realizado no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF). O brasileiro aceitou e pena de um afastado – que é retroativa à data do flagra, desta forma, Kayna estará apto a competir novamente em junho deste ano.

“Duarte, 22 anos, testou positivo para ostarine como resultado de um teste de drogas em competição realizado no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF) em 2 de junho de 2019. Embora a IBJJF não seja signatária do Código Mundial Antidopagem, a USADA foi contratada pela IBJJF para realizar testes para o evento e coletou a amostra de Duarte de acordo com o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem” escreveu a entidade, antes de falar sobre a redução da pena do brasileiro.

“Ostarine é vendido ilegalmente em todo o mundo como uma substância que melhora o desempenho. Atualmente, o Ostarine não está disponível como medicamento de prescrição em nenhum país e seu uso não autorizado pode causar efeitos colaterais graves. No entanto, a ostarina é comumente encontrada como ingrediente declarado e não declarado em muitos suplementos alimentares. Duarte recebeu uma redução de um ano em seu período de inelegibilidade porque, após uma análise minuciosa das evidências e da cooperação de Duarte, a USADA determinou que a quantidade de ostarine detectada em sua amostra era consistente com a exposição à ostarine por contaminação”, completou a USADA, em nota oficial.

Além da suspensão, Kaynan também sofreu outro grande atraso em sua carreira. Multicampeão em 2019, o brasileiro perdeu todas as medalhas, pontos e prêmios conquistados em competições sancionadas pela IBJJF posteriores a junho de 2019. Todos os resultados do faixa-preta após esta data foram desqualificados.

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025