Siga-nos

Notícias

Askren critica Usman por promoção da luta contra Covington: “Pior da história”

Kamaru Usman derrotou Colby Covington no UFC 245 – Rigel Salazar/ PXImages

Campeão da categoria dos meio-médios (77 kg) e invicto após 11 combates pelo UFC, Kamaru Usman está no topo do seu rendimento esportivo, mas o mesmo não pode ser dito de seu potencial para promover suas disputas. Pelo menos é o que pensa Ben Askren. Ao canal do Youtube ‘Submission Radio’, o ex-lutador criticou a abordagem do campeão, a quem chamou de “pior promotor na história das artes marciais mistas”, durante a campanha de divulgação de sua última luta, diante do falastrão Colby Covington.

Durante o período que antecedeu a disputa entre eles, vencida pelo nigeriano em dezembro do ano passado, no UFC 245, Usman optou por trocar provocações com Covington, conhecido por seu trash talk e postura controversa. Para Askren, no entanto, este foi um erro de estratégia por parte do campeão. De acordo com o ex-lutador, Kamaru desperdiçou a oportunidade de se aproveitar do personagem ‘bad boy’ interpretado pelo desafiante, talvez o atleta com maior rejeição por parte dos fãs no plantel do Ultimate, para construir sua imagem de herói e ampliar sua rede de apoiadores.

“Eu acho que Usman é tipo o pior promotor na história das artes marciais mistas. Porque, para mim, é o seguinte: Colby é literalmente o mais odiado promotor, personalidade, lutador no UFC, certo? Então, quando Usman vai enfrentá-lo, é tipo, você tem o cara mau Colby, e você tem Usman – que tudo que precisa fazer é interpretar o cara bom e todos vão amá-lo e torcer por ele, certo?”, explicou Ben Askren, antes de continuar.

“Mas Usman não conseguiu descobrir como fazer as pessoas gostarem dele. Tipo, ele não conseguiu compreender. Seria muito fácil fazer de Colby o cara mau – ele já é o cara mau. Ele já interpreta o cara mau. É tão simples. Apenas entre no jogo e você é o cara bom – você é o rosto (do UFC), todo mundo ama você. Mas Usman não conseguiu descobrir como fazer isso”, criticou o ex-campeão meio-médio do Bellator e do ONE Championship.

Apesar de, na opinião de Ben Askren, não ter conseguido capitalizar a oportunidade promocional, Kamaru Usman defendeu com sucesso o cinturão dos meio-médios ao superar por nocaute técnico Colby Covington no quinto assalto da luta principal do UFC 245. Até o momento, o nigeriano ainda não tem confirmado seu próximo compromisso, ainda que tudo leve a crer que Jorge Masvidal seja o próximo desafiante ao título da categoria até 77 kg do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias