Categorias: Notícias

Após ser desafiado, Urijah Faber abre as portas para confronto contra Pedro Munhoz

Urijah Faber é membro do Hall da Fama do UFC – Rigel Salazar/ PXImages

Com uma vitória e uma derrota desde que abandonou a aposentadoria, Urijah Faber ainda não sabe quando retornará ao octógono do Ultimate para seu próximo compromisso. Apesar disso, o Hall da Fama do UFC tomou ciência do desafio feito por Pedro Munhoz recentemente, e, ao que tudo indica, estaria disposto a enfrentar o brasileiro, atual sétimo colocado no ranking peso-galo (61 kg).

Após retornar da aposentadoria com vitória sobre Ricky Simon em julho de 2019, Faber viu a expectativa de mais uma corrida por um ‘title shot’ diminuir ao ser nocauteado pelo russo Petr Yan no último mês de dezembro. Ciente do longo caminho que deve percorrer caso busque uma nova oportunidade de disputar o título dos galos – pelo qual já competiu quatro vezes, sendo uma pelo cinturão interino -, o veterano não parece ter senso de urgência para decidir seu futuro. No entanto, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘The California Kid’, como é conhecido, demonstrou interesse em medir forças contra Pedro Munhoz, a quem fez questão de elogiar.

“Sabe, eu não tenho pensado muito sobre aceitar uma luta no momento, mas eu gosto do Pedro Munhoz. Eu gosto do jeito que ele luta, gosto do seu estilo. Na verdade, eu o conheço como pessoa e eu acho que seria uma batalha incrível. Ele é um dos melhores do mundo e está provando isso. Ele teve algumas grandes vitórias, algumas derrotas apertadas, ele é um oponente difícil. Eu acho que ele disse que gostaria de me enfrentar ou Frankie Edgar, e eu entendo isso. Não sei exatamente o que o UFC tem preparado para mim e se eu vou pular novamente em uma luta no momento. Conversei sobre alguns cenários diferentes, mas tudo está no ar no momento. Estou ocupado com diferentes frentes, mas essas são as lutas que me animam. Caras que são perigosos, habilidosos, ele está bem ranqueado. Então, eu não me oporia a isso”, revelou Faber.

Enquanto não tem a definição de seu próximo compromisso no UFC, o líder da renomada equipe ‘Team Alpha Male’ se prepara para competir no evento de grappling ‘Copa Pódio’. O evento que será realizado pela primeira vez nos Estados Unidos, no próximo domingo (8), contou com a ajuda de Fábio ‘Pateta’ Prado, treinador de jiu-jitsu e amigo de Faber, para fazer a transição para o mercado americano. Além da parceria com o brasileiro, o veterano citou o espírito de competidor, presente durante toda sua vida desde o seu início nas competições escolares de wrestling, como motivação para participar do campeonato.

“Eu sou um competidor, então se eu tenho a oportunidade de competir, soa como diversão, isso soa como um desafio e me encoraja a ficar em boa forma e ter um foco. A parte de todo o lado dos negócios, do entretenimento, e tudo mais que eu estou fazendo para ser um pai. Eu gosto de fazer isso. É como eu tenho vivido minha vida desde que eu tinha 12 anos de idade. Eu sou um cara que se mantém ocupado, se mantém ativo e ama competir. Dustin Ortiz (seu adversário) é um grande atleta, e eu estou ansioso pelo desafio. Copa Pódio está vindo para os Estados Unidos pela primeira vez e meu bom amigo e instrutor Fábio Prado é quem está fazendo essa ponte do Brasil para os Estados Unidos. Então, eu estou feliz por fazer parte disso e espero que façamos muitos eventos como esse, e estou sempre buscando a vitória, claro”, contou o veterano.

Além de ser um dos responsáveis pela ida da Copa Pódio para os Estados Unidos, Fábio ‘Pateta’ também ajuda na transição de lutadores brasileiros que estejam interessados em treinar na equipe liderada por Urijah Faber. Além de Deiveson Figueiredo e Raulian Paiva, que já fizeram alguns camps de preparação na academia da Califórnia (EUA), recentemente foi a vez de Marina Rodriguez, peso-palha (52 kg) do UFC, passar alguns dias aprendendo com os profissionais disponíveis na ‘Team Alpha Male’. Para Faber, o principal requisito para que qualquer atleta, independente de sua origem, treine em seu time é a atitude.

“Nós temos o Fábio, que é uma porta para a comunidade brasileira (que queira treinar conosco) e ele ajuda a coordenar isso. Nós somos bastante abertos aqui no nosso time, temos muitas pessoas de todas as partes do mundo, temos muitos lutadores brasileiros que estão aqui agora, que fizeram a transição e são parte do time. Apenas entre em contato, e tudo depende da sua atitude quando você vier para cá porque nós temos um ambiente de trabalho em equipe. Claro que queremos criar os melhores lutadores do mundo, mas nós tomamos conta uns dos outros e o trabalho duro se encontra com ter uma boa atitude e ser um bom esportista dentro da academia. Desde que você venha com essa atitude e esteja preparado, você é bem-vindo”, concluiu Faber.

Aos 40 anos de idade, Urijah Faber acumula 35 vitórias e 11 derrotas em seu cartel como profissional. Apesar de uma carreira consolidada no Ultimate, o americano, que faz parte do Hall da Fama do UFC, falhou em todas as quatro oportunidades em que teve de conquistar o cinturão peso-galo da organização.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024