Categorias: Notícias

Após comunicado de TJ Dillashaw, USADA confirma flagra em exame antidoping

TJ Dillashaw terá de renunciar ao cinturão peso-galo – Dan Wainer/Ag Fight

A USADA (agência antidoping americana) confirmou, nesta quarta-feira (20), o doping de TJ Dillashaw. O campeão dos pesos-galos (61 kg) anunciou que foi pego em um exame realizado no dia anterior à luta contra Henry Cejudo, que era válida pelo cinturão peso-mosca (57 kg) e terminou com TJ nocauteado. E, diante da publicação feita pelo atleta em suas redes sociais, a entidade se pronunciou.

No último trimestre de 2018, a USADA alterou o procedimento para revelar potenciais exames positivos por parte dos lutadores do UFC. Antes, qualquer falha em teste era anunciada, ainda que não fosse divulgado qual substância havia sido detectada. Desde então, a agência decidiu não mais antecipar a informação enquanto o processo de análise e suspensão do atleta não fosse concluído. No entanto, como TJ revelou a situação em suas redes sociais, a USADA veio a público.

“À luz do post do Sr. Dillashaw nas redes sociais esta manhã, podemos confirmar que um teste durante competição conduzido pela USADA em 18 de janeiro de 2019 resultou em uma descoberta analítica adversa. Neste caso, podemos confirmar o achado, por causa do comunicado público do Sr. Dillashaw. A presunção de inocência, sob as regras, é uma parte vital de um programa antidopagem efetivo e é justo que ao Sr. Dillashaw seja permitido o devido processo antes de qualquer conclusão ser tirada”, afirmou o post do órgão, também através de redes sociais.

O americano vinha de quatro vitórias consecutivas quando decidiu desafiar Cejudo pelo título mosca. Mas o passo se revelou desastroso. Diante dos rumores de que a categoria liderada por Henry seria encerrada pelo UFC, Dillashaw chegou a dizer que seria o responsável por fechar as portas da divisão ao conquistar seu cinturão. No fim das contas, foi nocauteado em apenas 32 segundos. Apesar da derrota, TJ ainda manteve seu título – ao qual agora terá de renunciar.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025