Categorias: Notícias

UFC ‘dribla’ pandemia e retorna com card galático com duas disputas de título

Tony Ferguson já foi campeão interino do peso-leve – Diego Ribas

Sem promover eventos desde o dia 14 de março, em edição que aconteceu em Brasília, devido à pandemia de coronavírus e suas devidas restrições impostas pelo governo americano, o Ultimate vai retornar em grande estilo neste sábado (9), com o UFC 249. A organização achou na cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA), uma opção de sede para seu show, que apesar de não contar com público, vai receber duas disputas de cinturão além de duelos envolvendo ex-campeões.

A luta principal do show será entre Tony Ferguson e Justin Gaethje, válida pelo cinturão interino do peso-leve (70 kg). Após o campeão Khabib Nurmagomedov ser impedido de deixar a Rússia após o fechamento das fronteiras por conta do coronavírus, o UFC agiu rápido e fez a disputa, que seria pelo título linear, ser pelo provisório. Ferguson, que já foi campeão interino da divisão em 2017, não sabe o que é perder desde 2012 e vem embalado por triunfos sobre Kevin Lee, Anthony Pettis e Donald Cerrone. Já Gaethje vive seu melhor momento na franquia, com três triunfos seguidos, todos conseguidos por nocaute no primeiro round.

O co-main event da noite é outro embate alterado devido à pandemia do COVID-19. Inicialmente, Henry Cejudo ia para sua primeira defesa do cinturão do peso-galo (61 kg) contra José Aldo, em evento que aconteceria em São Paulo. Porém, a cidade paulista não teve condições de receber o show, que logo foi transferido para os Estados Unidos. Com essa alteração de última hora, o ex-campeão peso-pena (66 kg) ficou impossibilitado de tirar o visto para entrar no país e saiu da disputa. Dessa maneira, Dominick Cruz assumiu o lugar de desafiante para tentar recuperar o título que já foi seu pela última vez em 2016, quando foi superado por Cody Garbrandt.

Dois brasileiros estarão em ação no evento. O show vai marcar a volta de Fabricio Werdum ao UFC após dois anos de suspensão devido a um teste antidoping – o ex-campeão do peso-pesado encara Alexey Oleinik. Vicente Luque fecha a lista. Após ser superado por Stephen Thompson, em novembro de 2019, o peso-meio-médio (77 kg) encara Niko Price, contra quem já venceu em 2017. A notícia ruim fica por conta de Ronaldo ‘Jacaré’, que em seu retorno ao peso-médio (84 kg) enfrentaria Uriah Hall. No entanto, o veterano de 40 anos testou positivo para o COVID-19 e acabou retirado do card.

Outro combate que promete atrair os olhos dos fãs pelo mundo é entre Francis Ngannou e Jairzinho Rozentruik. Com os dois atletas em grande momento, o vencedor desta luta pode almejar uma disputa de cinturão do peso-pesado, que atualmente está em posse de Stipe Miocic. O camaronês derrotou Curtis Blaydes, Cain Velásquez e Junior ‘Cigano’, em sequência. Já o atleta do Suriname, ainda invicto na carreira após dez duelos, nocauteou seus quatro rivais no UFC em sequência, o último deles Alistair Overeem.

Mais um ex-campeão da organização vai marcar presença nessa edição. Trata-se de Anthony Pettis, que já foi o número um do peso-leve. O ‘Showtime’, que vem em má fase após duas derrotas seguidas, vai reencontrar Donald Cerrone, contra quem já fez um combate, em 2013 e venceu por nocaute. O ‘Cowboy’ também compartilha com o rival o momento em que atravessa na franquia. Com três derrotas seguidas, sendo a última em apenas 40 segundos para Conor McGregor, o americano busca sentir novamente o sabor do triunfo.

Confira todas as lutas do UFC 249:

Peso-leve (70 kg) | Tony Ferguson vs Justin Gaethje
Peso-galo (61 kg) | Henry Cejudo vs Dominick Cruz
Peso-pesado | Francis Ngannou vs Jairzinho Rozenstruik
Peso-pena (66 kg) | Jeremy Stephens vs Calvin Kattar
Peso-pesado | Greg Hardy vs Yorgan De Castro
Peso-meio-médio (77 kg) | Donald Cerrone vs Anthony Pettis
Peso-pesado | Aleksei Oleinik vs Fabrício Werdum 
Peso-palha (52 kg) | Carla Esparza vs Michelle Waterson
Peso-meio-médio (77 kg) | Vicente Luque vs Niko Price
Peso-pena (66 kg) | Bryce Mitchell vs Charles Rosa
Peso-meio-pesado (93 kg) | Ryan Spann vs Sam Alvey

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024