Categorias: Notícias

Antônio ‘Cara de Sapato’ luta no UFC Canadá de olho em vaga no ADCC 2019

‘Cara de Sapato’ possui dez vitórias e três derrotas em seu cartel profissional – Rigel Salazar

O peso-médio (84 kg) brasileiro Antônio ‘Cara de Sapato’ enfrenta Uriah Hall neste sábado (14), pelo UFC Canadá, visando se recuperar da derrota sofrida para Ian Heinisch em maio deste ano. Apesar de estar focado no retorno à boa fase que vivia antes do último revés, o paraibano já tem novo compromisso agendado para acontecer duas semanas após sua apresentação no Ultimate.

Especialista na luta de chão, ‘Cara de Sapato’ foi convidado para competir na edição de 2019 do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), um dos mais importantes torneios de grappling do mundo, que está marcado para acontecer na Califórnia (EUA). Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o brasileiro demonstrou entusiasmo com a dupla jornada, mas deixou claro que o foco de seus treinamentos foi o confronto contra Hall, pelo UFC Canadá. O lutador lembrou ainda que sua presença na competição está vinculada ao desfecho da luta de sábado, já que uma lesão pode obrigá-lo a desistir do ADCC.

“Estou muito feliz com o convite para lutar no ADCC. Vai ser duas semanas depois do meu combate no UFC, e ,se Deus quiser, vou sair dessa luta saudável, sem nenhuma lesão e pronto para lutar no ADCC. O foco é a luta no UFC, o ADCC é uma consequência, colocando todos os meus anos de treinamento no jiu-jitsu. Eu fiz o treinamento normal para a luta do UFC, que envolve muito grappling também. O jiu-jitsu e o grappling são automáticos na minha mente, no meu corpo, e eu respondo muito rápido”, declarou Antônio à Ag. Fight.

Décimo terceiro colocado no ranking da divisão, ‘Cara de Sapato’ vinha em ascensão no UFC, após vencer cinco combates de forma consecutiva. De acordo com o brasileiro, a derrota para Heinisch, que brecou momentaneamente seu crescimento na categoria, se deu em razão da falta de ritmo de luta, já que ele ficou mais de um ano afastado do octógono por conta de uma lesão no músculo peitoral.

Sentindo a necessidade de se manter ativo e pegar novamente o ritmo de combate, o peso-médio solicitou uma nova luta pouco tempo depois de sua derrota, e foi atendido pela organização. O confronto do próximo sábado contra Uriah Hall – um exímio striker – é um duelo de estilos. Confiante, ‘Cara de Sapato’ declarou que pretende utilizar sua vantagem na luta agarrada para aproveitar as brechas dadas pelo americano.

“É aquele clássico duelo de estilos. Vou usar isso a meu favor. Confio muito no meu grappling e com certeza vou querer usá-lo contra ele. Mas quero misturar tudo, não é uma luta de grappling, nem de striking, é um mix. Então se eu conseguir misturar bem e fizer meu grappling sobrepor o jogo dele, vou conseguir a vitória. Treinei bastante, fiz toda a parte técnica e tática voltada para isso, para aproveitar os buracos no jogo dele. Quero diminuir o espaço dele, vou buscar o tempo inteiro a luta agarrada. Acho que essa é a chave para sair com a vitória. É importante aplicar uma pressão”, explicou o paraibano.

Ciente de que a maioria dos principais atletas da divisão já está com compromissos agendados, o peso-médio contou que, caso vença Hall, precisará sentar com seu empresário para pensar em um próximo oponente. No entanto, o lutador admitiu que espera que um confronto contra Paulo ‘Borrachinha’ aconteça em algum momento no futuro. Os atletas nutrem uma rivalidade desde quando participaram da terceira edição do ‘TUF Brasil’.

“Meu objetivo é ser o campeão, independente de contra quem seja, mas eu tenho uma rivalidade com o ‘Borrachinha’, por coisas que aconteceram dentro da casa do TUF. Acho que é uma luta que pode acontecer, vejo que meu jogo casa muito com o jogo dele. Acho que ele merece essa chance pelo título depois de vencer o Romero, que era o número um. Mas acredito que no futuro essa luta vai acontecer”, comentou.

‘Borrachinha’ deve ser o próximo desafiante ao título dos médios, e espera o vencedor do duelo entre Robert Whittaker e Israel Adesanya para conhecer seu oponente. Apesar da rivalidade entre eles, ‘Cara de Sapato’ afirmou que torcerá pelo compatriota, ainda que não considere que ele tenha chances de vitória contra nenhum dos possíveis adversários.

“Acho que ele não tem chance contra nenhum dos dois (Whittaker ou Adesanya). Os dois vêm muito bem e acho que eles conseguem matar o jogo dele (Borrachinha). Mas vou estar na torcida por ele contra qualquer um. Até porque eu quero lutar contra ele, e se for pelo cinturão, é melhor ainda”, finalizou o paraibano.

Antônio ‘Cara de Sapato’ se consagrou campeão da terceira edição do programa ‘The Ultimate Fighter Brazil’ ao vencer Vitor Miranda na final. Desde então, o lutador acumula seis vitórias, três derrotas e um no contest (sem resultado) em sua trajetória no UFC.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024