Categorias: Notícias

Anthony Pettis prega mudança de mentalidade após ‘montanha russa’ na carreira

Anthony Pettis vem de duas derrotas consecutivas no UFC – Rigel Salazar – PXImages

Desde que perdeu o cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate, Anthony Pettis viu sua carreira virar uma montanha russa, com constantes mudanças de categorias e resultados positivos e negativos se intercalando. De volta aos meio-médios (77 kg) para encarar Donald ‘Cowboy’ Cerrone no UFC 249, neste sábado (9), o americano – que vem de luta na divisão até 70 kg e também competiu no peso-pena (66 kg) nos últimos anos – busca encontrar uma ‘casa’, onde possa se reencontrar com os bons momentos do passado.

Em conversa com a imprensa – com a presença da Ag. Fight – no media day virtual, Pettis revelou que o período de quarentena, provocado pela pandemia do novo coronavírus, serviu para que ele pudesse sentar e analisar os rumos de sua carreira pela primeira vez em muito tempo. O ex-campeão admitiu que a obsessão por conquistar novamente um título do UFC foi prejudicial no contexto geral de sua trajetória recente e afirmou que agora está focado apenas em voltar a vencer, sem pensar exageradamente no futuro.

“Eu estou em uma daquelas situações que são meio estranhas, porque eu assumi alguns riscos. Eu ganhei o título mundial até 70 kg, eu lutei pelo título mundial até 66 kg, e estou pulando novamente para (a categoria até) 77 kg. Então, eu estou meio que por todos os lados com minhas lutas. Estou tentando encontrar uma casa. (…) Essa é a minha terceira vez nesse peso (no UFC). O corte de peso é o melhor, nessa semana pré-luta eu não tive que cortar nenhum peso, só 1,3 kg. Então, minha energia está boa, a atitude também, é só conseguir os resultados que eu quero”, declarou Anthony Pettis, antes de revelar a epifania trazida indiretamente pela pandemia.

“Essa quarentena me ensinou muito sobre minha mentalidade. Normalmente, eu pensaria: ‘Quem é o próximo cara grande? Quem vai me colocar na briga por um title shot?’. Seja até 77 kg, até 66 kg, até 70 kg, eu não ligava. Essa quarentena me fez desacelerar um pouco, olhar para a minha carreira. Quando você está na linha de frente, você não senta e analisa o que aconteceu, e o que te levou ao ponto que você está no momento. Eu precisava fazer isso e nessa quarentena eu pude ver alguns dos erros que eu estava cometendo. (…) Meu objetivo agora é ganhar lutas, eu não ligo se é um title shot, eu não ligo se é Cowboy Cerrone com 21 dias de antecedência, (eu quero) vencer lutas”, finalizou o americano.

O ex-campeão peso-leve do UFC soma 22 vitórias e dez derrotas em seu cartel. Sete reveses vieram nas 11 lutas que Pettis disputou desde que perdeu o cinturão para Rafael dos Anjos, em março de 2015.

Matérias Recentes

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026

UFC: Treinador de Jack Della Maddalena revela possibilidade de duelo com Carlos Prates

Um duelo de grande magnitude para a parte de cima da tabela de classificação dos…

28/01/2026

Antes de luta com Maurício Ruffy, Rafael Fiziev faz paródia de vídeo de Jean Silva

Rafael Fiziev chamou a atenção nas redes sociais ao publicar um vídeo bem-humorado em seu…

28/01/2026

Paddy Pimblett quebra o silêncio após derrota para Gaethje no UFC 324: “O melhor venceu”

No último sábado (24), Paddy Pimblett sofreu um duro revés na maior luta de sua…

28/01/2026

Com bom humor, André Mascote elege nomes de peso ao montar lutador ideal no UFC

O lutador brasileiro André Lima foi o convidado de um dos episódios do podcast 'Direto…

28/01/2026