Siga-nos

Notícias

Anthony Joshua vence fácil, recupera títulos mundiais e ignora grandes rivais

Anthony Joshua se sagrou novamente campeão mundial peso-pesado. Na aguardada revanche contra Andy Ruiz, realizada neste sábado (7), o pugilista inglês superou seu algoz por decisão unânime dos juízes em Diriyah, na Arábia Saudita, e reconquistou os cinturões de quatro das cinco principais organizações de boxe na atualidade: Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), Federação Internacional de Boxe (IBF) e Organização Internacional de Boxe (IBO).

Com a vitória, além de reconquistar o título mundial, Anthony Joshua se vingou da derrota sofrida para Andy Ruiz em junho deste ano, sua primeira na carreira. Na entrevista pós-luta ainda no ringue, o campeão deixou no ar a possibilidade de uma trilogia contra o americano, que desempataria o duelo, e ignorou a possibilidade de enfrentar o compatriota Tyson Fury e Deontay Wilder, atual campeão do Conselho Mundial de Boxe (WBC).

Ciente do poder de nocaute na curta distância do rival, o pugilista inglês apresentou uma estratégia perfeita para dificultar a vida do oponente. Com intensa movimentação e utilizando bem os jabs, ‘AJ’ aproveitou a vantagem na longa distância para dominar grande parte do combate, garantindo o triunfo nas papeletas dos jurados após 12 rounds.

Cinco quilos mais leve do que na primeira luta, Joshua demonstrou desde o início do confronto sua intenção de manter a distância de forma segura apresentando um bom trabalho de pernas. Com vantagem na envergadura, o inglês aproveitava para acertar bons golpes, sem se expor aos potentes golpes do rival.

Sem conseguir imprimir seu jogo, Ruiz – que fez o caminho inverso do rival e apareceu para a revanche sete quilos mais pesado do que na primeira luta – teve dificuldades em acompanhar o ritmo do inglês e levou perigo ao oponente em poucos momentos da luta. Focado na estratégia e demonstrando bom condicionamento físico, Anthony Joshua completou os últimos rounds com inteligência, sem perder o controle do combate, frustrando o americano.

Com a apresentação impecável, Anthony Joshua acumula agora 23 triunfos e apenas um revés em sua carreira no boxe profissional. O pugilista inglês possui também uma medalha de ouro olímpica conquistada em 2012, na Olimpíada de Londres, em seu país natal. Já Andy Ruiz sofreu sua segunda derrota na carreira após 35 lutas.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias