Notícias

Anderson Silva se despede de Stephan Bonnar com poema sobre viver e não temer a morte

A morte de Stephan Bonnar gerou uma forte comoção dentro da comunidade das lutas e importantes figuras do esporte se manifestaram em suas redes sociais para lamentar e se despedir do ex-lutador do UFC. Quem também veio a público para tratar do assunto foi o brasileiro Anderson Silva, adversário do americano na sua última aparição no octógono do Ultimate.

Em outubro de 2012, Anderson, então campeão peso-médio (84 kg) do UFC, subiu para os meio-pesados (93 kg) para encarar Bonnar na luta principal da edição de número 153, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O combate, vencido pelo ‘Spider’ por nocaute técnico, marcaria a despedida do atleta norte-americano da organização na qual construiu grande parte de sua carreira, assim como a última vitória do brasileiro antes de perder seu título e iniciar um processo de declínio técnico e de resultados.

Com uma ligação tão significativa entre eles, era esperado que o paulista se manifestasse de alguma forma após o falecimento do antigo rival. E, através de seu perfil oficial no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui), Anderson se despediu do americano, com um longo e reflexivo texto sobre como viver a vida e aceitar a morte sem medo. O poema, entitulado ‘Live Your Life’ (Viva Sua Vida), é atribuído ao chefe-indígena Chief Tecumseh, líder dos Shawnee, povo nativo norte-americano.

“Então, viva sua vida de forma que o medo da morte nunca entre no seu coração. Não incomode ninguém sobre sua religião; respeite a visão dos outros, e exija que eles respeitem a sua. Ame sua vida, a torne perfeita, embeleze todas as coisas na sua vida. Procure fazer sua vida longa e seu propósito no serviço ao seu povo. Prepare uma música nobre de despedida para o dia que você passar pela grande fronteira.

Sempre dê uma palavra ou sinal de saudação quando encontrar ou passar por um amigo, até mesmo um estranho, quando estiver em um lugar solitário. Mostre respeito a todas as pessoas e não se rebaixe a ninguém. Quando você levantar de manhã, dê graças pela comida e pela alegria de viver. Se você vê razões para dar graças, a culpa é somente sua.

Não abuse de ninguém e de nada, porque o abuso transforma os sábios em bobos, e rouba o espírito de sua visão. Quando chegar a sua hora de morrer, não seja como aqueles cujos corações estão cheios de medo da morte, para que então quando o tempo deles chegar, eles choram e rezam por um pouco mais de tempo para viver suas vidas novamente de uma forma diferente. Cante sua música de despedida e morra como um herói indo para casa.

Obrigado, meu amigo, descanse em paz”.

Stephan Bonnar morreu aos 45 anos, na última quinta-feira (22), nos Estados Unidos. Em comunicado, o UFC indicou que a morte do lutador pode ter sido causada por complicações cardíacas. Em sua carreira, o americano ganhou destaque principalmente por ter participado da primeira edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’, onde chegou à final, sendo derrotado por Forrest Griffin, em uma luta que foi posteriormente incluída no ‘Hall da Fama’ da organização e é vista por muitos como um divisor de águas na história da companhia presidida por Dana White.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025