Após manifestações ao redor do mundo pela questão racial, principalmente após a morte de George Floyd, cidadão negro que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis (EUA), Anderson Silva usou as redes sociais (clique aqui ou veja abaixo) para dar um recado. O lutador do Ultimate fez uma reflexão sobre o momento atual do mundo.
O ex-campeão do peso-médio (84 kg) do Ultimate entrou na campanha mundial “vidas negras importam” e publicou um texto do médium Chico Xavier pedindo por igualdade e levantando a bandeira por um mundo pacífico. O lutador inclusive postou uma foto acorrentado.
“Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego. Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição. Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver. Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais. Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar. Uns queriam ter voz bonita; outros, apenas falar. Uns queriam silêncio; outros, apenas ouvir. Uns queriam sapato novo; outros, apenas ter pés. Uns queriam um carro; outros, apenas andar. Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário Uns só queriam ser tratados com igualdade e respeito; outros, só desejam a individualidade ódio e indiferença A pergunta que fica é porque se perante a Deus somos todos iguais e nada levaremos deste mundo carnal, e se nada levaremos de riquezas poder e bens materiais. Então por que tanto ódio, tanta luta por poder, tanta destruição e matança? Isso me intriga, porque essa é uma pergunta que devemos fazer olhando no espelho. Como pode tanto ódio, tanto rancor e tanta ganância de um mundo que não se leva nada?”, escreveu.
De 2006 a 2013, Anderson Silva reinou absoluto na categoria dos médios, com dez defesas seguidas de cinturão. Sua soberania na categoria chegou ao fim em revés para Chris Weidman, por nocaute, em 2013. Após essa apresentação, ‘Spider’ só venceu mais uma vez, enquanto sofreu cinco derrotas, além de um ‘No Contest’ (luta sem resultado).