Neste sábado (15), Anderson Silva fará sua luta de despedida dos esportes de combate em solo brasileiro e o adversário é especial. Em São Paulo, no evento ‘Spaten Fight Night’, o ex-campeão do peso-médio (84 kg) do UFC enfrentará Chael Sonnen pela terceira vez na carreira, agora no boxe. Como conhece o americano como ninguém, ‘The Spider’ abre o coração ao comentar sobre a rivalidade.
No treino aberto realizado no último domingo (9), no Rio de Janeiro, que contou com a equipe da Ag. Fight (clique aqui), Anderson explicou a importância da rivalidade com Sonnen. Sincero, o brasileiro admitiu que, sem o ‘bad boy’, não conseguiria alcançar o sucesso que conquistou no UFC. Portanto, ‘The Spider’ destacou que a evidente animosidade serviu tanto para ele, quanto para Chael, pois forçou ambos a evoluírem em todos os aspectos.
Vale destacar que Anderson e Sonnen marcaram época no UFC muito por conta de tal rivalidade, que rendeu dois confrontos. Inclusive, o primeiro duelo, realizado em 2010, entrou para o Hall da Fama da organização, integrando a ala voltada para as lutas históricas. Mesmo sendo superior no histórico, Silva frisa que a disputa entre eles é tão clássica, que, até hoje, ambos seguem relevantes nos esportes de combate, apesar da idade avançada.
“A rivalidade com o Sonnen é muito interessante, porque me transformou em um atleta melhor e eu o transformei em um atleta melhor. Algumas dificuldades que eu tinha no jiu-jitsu, o Sonnen me fez melhorar, porque ele é especialista em wrestling. Ele me fez um lutador melhor e eu fiz o Sonnen ser um lutador melhor. Olha que legal isso. Por mais que os anos passem, as coisas aconteçam, venham novos lutadores, novas lutas, as duas lutas que tivemos nunca vão sair da cabeça das pessoas e da nova geração porque fizemos com amor”, declarou o veterano.
Histórico das lutas
Em 2010, ‘The Spider’ colocou o cinturão do peso-médio do UFC em jogo e, depois de ser provocado pelo ‘bad boy’, sofreu no octógono. Sonnen prometeu castigar o rival e o puniu com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido, já que estava em clara desvantagem na pontuação dos juízes laterais, Anderson aproveitou um descuido do desafeto no solo e o finalizou com um triângulo, no quinto e último round.
Na revanche, realizada em 2012, o brasileiro, ainda como campeão do peso-médio do UFC, voltou a vencer Chael e sem tanto drama. Anderson nocauteou o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo da rivalidade entre ‘The Spider’ e o americano vai acontecer no boxe, no Brasil e com transmissão da ‘TV Globo’.
Registro de Anderson no MMA
Anderson Silva, de 49 anos, é um dos lutadores mais celebrados dos esportes de combate. Em seu auge no MMA, o brasileiro marcou época no UFC. ‘The Spider’ conquistou o título do peso-médio logo após sua estreia na companhia e o defendeu dez vezes. Não à toa, o veterano integra o Hall da Fama da organização.
Em sua carreira, Anderson construiu um cartel composto por 34 vitórias, 11 derrotas e um no contest (sem resultado). Seus principais triunfos foram diante de Chael Sonnen (duas vezes), Dan Henderson, Demian Maia, Derek Brunson, Forrest Griffin, Nate Marquardt, Rich Franklin (duas vezes) e Vitor Belfort.