O card preliminar do UFC 267 fechou em grande estilo e com um duelo entre brasileiras. Mas quem levou a melhor foi Amanda Ribas, que superou Virna Jandiroba por decisão unânime dos jurados, em combate válido pelo peso-palha (52 kg). Com esse triunfo, a mineira se recuperou da sua última atuação, quando foi derrotada por Marina Rodriguez, em janeiro deste ano.
A luta
Com as duas lutadores como especialistas na luta agarrada, era de se esperar que o combate fosse em sua maior parte no solo. E não deu outra. Quem tomou a iniciativa foi a Virna. Depois de duas tentativas frustradas, a lutadora conseguiu derrubar e ficar por cima de Amanda, tentando se impor no ground and pound. No fim do round, Jandiroba acertou um bom golpe e Ribas perdeu o equilíbrio.
Depois de levar uma desvantagem na primeira parcial, Amanda Ribas pareceu que acordou no segundo round. Logo no começo, a mineira acertou um direto em cheio no rosto da Virna e logo depois um chute rodado. A atleta da American Top Team estava melhor na trocação e tocava mais a adversária. Ciente que estava perdendo em pé, Virna tentou derrubar, mas Ribas frustrou a ação da rival e ainda caiu por cima.
O último assalto seguiu o mesmo panorama do segundo. As duas foram para a troca franca de golpes, com Amanda mais certeira. Virna até tentava mudar a situação da parcial ao tentar quedas, mas era frustrada a todo mundo. Na parte final, Ribas acertou uma canelada em cheio e Jandiroba sentiu. A mineira seguia melhor e sobrou na trocação.
‘Capoeira’ dá show e se recupera no UFC
O retorno de Elizeu ‘Capoeira’ ao Ultimate grande estilo. Após mais de um ano parado, se recuperando de cirurgias no joelho, o brasileiro fez uma bela apresentação. Em duelo contra Benoit St. Denis, pela divisão dos meio-médios (77 kg), o lutador mostrou muita agressividade e precisão nos golpes para derrotar o francês por decisão unânime dos jurados.
Os dois iniciaram a luta partindo para a trocação, principalmente com chutes baixos. Mas o francês decidiu partir para a luta agarrada e derrubou o brasileiro logo no início, mas não o manteve no solo. Da metade para o fim do assalto, S. Denis acertou um chute e balançou ‘Capoeira’, que devolveu na mesma moeda com um direto. O atleta da ‘CM System’ terminou a parcial mais agressivo.
O segundo round começou com tudo e os dois foram para o ataque para decidir em pé. Após uma troca insana de golpes, ‘Capoeira’ acertou uma joelhada no francês que sentiu bastante. O brasileiro seguiu maltratando nos ataques, com socos, chutes, joelhadas, mas o europeu resistia como podia, mesmo bastante machucado. O estreante no Ultimate mostrou muito coração e não desistiu, inclusive tentando uma queda em Elizeu, mas perdeu o assalto por 10 a 8 claramente.
A última parcial começou mais devagar, mas ‘Capoeira’ conectou um cruzado que balançou St. Denis. Atento à situação do adversário, o brasileiro derrubou, mas não conseguiu ficar muito tempo por cima. Elizeu tinha consciência de sua vantagem no combate e não se expôs, defendendo bem as quedas e travando o ímpeto do oponente. No minuto final, ‘Capoeira’ acertou uma joelhada na área genital do rival e perdeu um ponto, mas nem isso tirou o seu triunfo.
Parceiro de treino de Khabib supera Ricardo ‘Carcacinha’
Ricardo ‘Carcacinha’ até tentou, mas não foi páreo para o jogo preciso de Zubaira Tukhugov. O russo foi superior na trocação durante os três rounds e venceu o combate por decisão unânime dos jurados, no card preliminar do UFC 267. Com esse resultado, o europeu se recuperou da sua última atuação, quando foi derrotado por Hakeem Dawodu.
‘Carcacinha’ começou a luta buscando explorando a sua movimentação para não ser um alvo fixo para Tukhugov. Porém, da metade para a parte final da parcial, o russo conectou duros golpes no brasileiro, que sentiu e ficou com um grande ferimento no olho. No minuto final, Ricardo ousou e usou a sua famosa cotovelada giratória e surpreendeu o adversário, que balançou.
Tukhugov seguia ditando o ritmo do combate. O russo dominava o centro do octógono e era mais preciso nos golpes. ‘Carcacinha’ não recuava e ia para a trocação franca, mas não incomodava o rival. Na parte final do assalto, o europeu tentou uma queda e pressionou o adversário na grade para garantir pontos importantes.
Depois de escutar da sua equipe que tinha que decidir no terceiro round, ‘Carcacinha’ até ensaiou uma ‘blitz’, mas voltou a cair no jogo seguro de Tukhugov, que parecia tranquilo na luta e abusava dos jabs para tocar no rosto do brasileiro. Faltando 30 segundos para o fim da luta, o russo quis confirmar a vitória com mais uma pressão na grade.
Confira os resultados até o momento:
Amanda Ribas venceu Virna Jandiroba por decisão unânime dos jurados;
Zubaira Tukhugov venceu Ricardo ‘Carcacinha’ por decisão unânime dos jurados;
Albert Duraev venceu Roman Kopylov por decisão unânime dos jurados;
Elizeu ‘Capoeira’ venceu Benoit St. Denis por decisão unânime dos jurados;
Michal Oleksiejczuk venceu Shamil Gamzatov por TKO no 1R;
Lerone Murphy nocauteou Makwan Amirkhani no 2R;
Andre Petroski finalizou Hu Yaozong no 3R;
Tagir Ulanbekov venceu Allan ‘Puro Osso’ por decisão dividida dos jurados.