Siga-nos

Entrevistas

Amanda Nunes revela nova equipe de treinadores após deixar a ATT

Após ver seu reinado na divisão dos galos (61 kg) do UFC ser encerrado, de forma surpreendente, por Julianna Peña, em dezembro do ano passado, Amanda Nunes optou por seguir novos caminhos e deixou a ‘American Top Team’, academia da qual fazia parte desde 2015. Agora, escalada para capitanear uma das equipes da próxima temporada do reality show ‘The Ultimate Fighter’ ao lado de sua algoz e com a promessa de uma revanche ao final do programa, a ‘Leoa’ prepara um novo time para ajudá-la em seus desafios.

Em Las Vegas (EUA), onde participou do evento de apresentação da nova temporada do ‘TUF’, Amanda conversou, de forma exclusiva, com a reportagem da Ag Fight (clique aqui) e revelou quais treinadores estarão ao seu lado durante a gravação do programa e, consequentemente, em sua preparação para a revanche contra Julianna Peña, ainda sem data ou local definidos oficialmente pelo UFC.

De acordo com a baiana, os escolhidos para acompanhá-la em sua nova fase são treinadores que trabalharam com ela em sua chegada à ‘American Top Team’, além de pessoas que já a conheciam de outros tempos. A ex-campeã peso-galo – que ainda mantém o cinturão dos penas (66 kg) – se mostrou empolgada com a oportunidade de se testar em uma nova função, mas ressaltou a importância da equipe montada por ela para auxiliá-la na empreitada.

“São coaches que eu já treinava lá na American Top Team. Então, eu já conheço todo mundo. É o Roger Krahl, Kami Barzini. Galera do início da American Top Team. Quando eu cheguei na ATT, eu treinava com eles. Estou trazendo meu amigo também, faixa-preta de jiu-jitsu, Balbino (Junior), para me ajudar com o chão. São pessoas que já estiveram comigo, já me conhecem. E a gente vai trabalhar tanto na casa (do TUF), quanto fora também, para chegar 100%”, revelou Amanda, antes de comentar sobre a realização de um sonho antigo, ser treinadora.

“É um desafio. Vai mudar muita coisa. Você querer ser coach é uma coisa, e na prática, tem que desenrolar, mostrar as coisas, escutar também, e dividir cada momento no tatame com seus atletas. Vai ser uma grande experiência, até com meus coaches também. Porque a gente vai sentar e montar uma estratégia. Eu não vou cair de cabeça e fazer tudo sozinha. A gente vai trabalhar em equipe, montar uma boa estratégia, porque o mais importante aqui, além da experiência, é ganhar esse reality”, afirmou.

Questionada sobre o motivo de sua saída, até certo ponto surpreendente, da ‘ATT’, Amanda tratou com naturalidade e destacou o bom ambiente deixado por ela na equipe baseada na Flórida (EUA). A ‘Leoa’ também reforçou o discurso de que a decisão foi motivada por seu desejo de trabalhar com uma equipe que foque grande parte de suas atenções para ela e na qual possua mais privacidade para trabalhar, diferentemente do que encontrava no antigo time, onde dividia o tatame e os treinadores com vários atletas de elite.

“Acho que todo atleta tem vontade de ter uma academia. A minha academia vai ser uma academia privada, é um espaço que eu vou ter só para mim e Nina (Ansaroff), e claro alguns amigos que vão ajudar a gente nessa jornada. Eu acho que chegou em um momento em que eu quero estar em um lugar mais privado mesmo. Todo mundo sabe, a American Top Team, a gente foi muito bom um com o outro. Acho que os coaches, a academia, os amigos de treino, o dono da academia Dan Lambert. Todo mundo sabe o quanto todos ali foram importantes para mim e eu acredito que eu também fui para eles”, explicou Amanda, antes de continuar.

“Acredito que a gente teve uma troca muito grande. A gente fez história juntos. Mas agora eu quero dar um novo rumo à minha vida, um novo começo. É como se saísse de casa, completou a idade, e saiu de casa para trabalhar. Nesse momento, eu quero fazer umas mudanças, já não tenho mais meu cinturão mesmo. Talvez se eu tivesse com o meu cinturão, poderia ser um pouco diferente também. Mas agora que eu não estou mais com o cinturão, eu decidi, por livre e espontânea vontade, nada contra a academia, claro que não. As portas ainda estão abertas. Eu posso entrar na academia (da ATT) a hora que for. Tenho um carinho muito grande por todo mundo lá. É só uma etapa mesmo na minha vida que eu quero experimentar. E quem sabe futuramente abrir uma academia mesmo. Mas isso só futuramente. Por enquanto só privado mesmo”, concluiu.

Amplamente considerada como uma das maiores lutadoras de todos os tempos, Amanda Nunes perdeu sua longa invencibilidade, que durava mais de seis anos, ao ser finalizada por Julianna Peña no UFC 269, no último mês de dezembro. Por conta do amplo favoritismo da brasileira, a derrota da ‘Leoa’ para a americana chocou o mundo das lutas e entrou para o hall de maiores zebras da história. Agora, a ex-campeã dos galos terá a oportunidade de se vingar de sua algoz na competição entre equipes do ‘TUF’ e na revanche dentro do octógono do Ultimate após a gravação do programa.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas