A atual temporada do MMA sofreu com a pandemia de COVID-19, mas, em meio às incertezas, boa parte das organizações realizou eventos, lutas importantes foram disputadas, atletas se destacaram e o tradicional ‘MMA Awards’, conhecido no Brasil como ‘Oscar do MMA’, enfim, foi celebrado. No último sábado (26), a 12ª edição da cerimônia premiou os melhores do esporte no período entre janeiro de 2019 e julho de 2020 e elevou o Brasil em duas oportunidades. Na primeira, Amanda Nunes foi eleita a ‘lutadora do ano’ (veja abaixo ou clique aqui) pela terceira vez em sua carreira. Anteriormente, a brasileira levou a melhor em 2016 e 2018.
Se no octógono a campeã do peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg) do UFC venceu Holly Holm e Germaine De Randamie, ambas em 2019, e Felicia Spencer, em junho, na votação o resultado não foi diferente. A ‘Leoa’ deixou para trás grandes nomes da modalidade como Cris ‘Cyborg’, Kayla Harrison, Valentina Shevchenko e Zhang Weili. Vale lembrar que Amanda se igualou a Ronda Rousey, vencedora da premiação em 2012, 2013 e 2014.
O segundo destaque brasileiro na cerimônia foi Demian Maia, já que o mata-leão aplicado pelo faixa-preta de jiu-jitsu em Ben Askren, em outubro de 2019, foi premiado como ‘finalização do ano’. O encontro era bastante aguardado devido ao alto nível que os atletas possuem no grappling e rendeu o bônus de melhor luta do UFC Cingapura. Na ocasião, Demian mostrou sua superioridade ao apagar o adversário no terceiro round, que, mais tarde, anunciou sua aposentadoria.
Confira os vencedores da 12ª edição do ‘Oscar do MMA’:
Melhor lutador: Israel Adesanya superou Douglas Lima, Henry Cejudo, Jorge Masvidal e Justin Gaethje.
Melhor lutadora: Amanda Nunes superou Cris ‘Cyborg’, Kayla Harrison, Valentina Shevchenko e Zhang Weili.
Melhor lutador internacional: Israel Adesanya superou Aung La Nsang, Kamaru Usman, Valentina Shevchenko e Zhang Weili.
Lutador que mais cresceu no período: Jorge Masvidal superou Alexander Volkanovski, Gilbert ‘Durinho’, Petr Yan e Zhang Weili.
Melhor luta: Zhang Weili vs Joanna Jedrzejczyk.
Melhor nocaute: joelhada voadora de Jorge Masvidal em Ben Askren.
Melhor finalização: mata-leão de Demian Maia em Ben Askren.
Maior surpresa: vitória de Alexander Volkanovski sobre Max Holloway.
Maior virada: vitória de Stipe Miocic sobre Daniel Cormier.
Melhor treinador: Trevor Wittman superou Eric Albarracin, Eugene Bareman, Sayif Saud e Mike Brown.
Melhor academia: ATT (American Top Team).
Melhor organização: UFC superou Bellator, KSW, ONE Championship e PFL.
Melhor árbitro: Herb Dean.
Melhor ring girl: Brittney Palmer.
Maior personalidade: Joe Rogan.