Categorias: Notícias

Aldo, Shogun e Mackenzie! Saiba como pandemia pode derrubar 12 lutas de brasileiros no UFC

Mauricio ‘Shogun’ não enfrentará ‘Minotouro’ no dia 9 de maior – Leandro Bernardes/PxImages

A notícia de que José Aldo foi retirado do card do UFC programado para o dia 9 de maio aumentou a lista dos cerca de dez atletas brasileiros que terão que ser realocados nas próximas edições do show. Isso porque, assim como o ex-campeão dos pesos-penas (66 kg), nomes como Maurício ‘Shogun’, Rogério ‘Minotouro’, Bethe Correia, entre outros, devem sofrer com a interrupação dos serviços das embaixadas americanas.

A lógica é simples. Desde que o governo americano deixou de emitir vistos, qualquer atleta de outra nacionalidade ficou em situação de risco, uma vez que, mesmo quem já tenha o visto precisa do selo de autorização de entrada no país – este, por sua vez, é liberado de forma única e individual a cada passagem do atleta pela fronteira. Desta forma, a lista dos competidores que foram afetados é grande e impacta quatro shows diretamente.

No dia 25 de abril, no evento originalmente marcado para a cidade de Lincoln, no estado de Nebraska – e que deve ser transferido para a reserva indígena no estado da Califórnia -, Raphael ‘Bebezão’, que enfrentaria Alexander Romanov, e Ariane ‘Sorriso, que mediria forças com Mackenzie Dern, devem deixar o card. Por sua vez, Glover Teixeira e Allan ‘Nuguette’, por já estarem nos EUA, garantem sua permanência no show.

A edição do dia 2 de maio, que estava agendada para a cidade de Oklahoma City, impacta diretamente Philipe ‘Monstro’, Marina Rodriguez e Vanessa Melo que, sem o selo de entrada nos EUA, deixarão Andrei Arlovski, Claudia Gadelha e Sarah Alpar momentaneamente sem oponentes. Para este show, Diego Ferreira e Claudia Gadelha seguem à disposição do evento por terem green card e morarem no país.

Tal situação fica ainda pior para os atletas brasileiros que se programavam para entrar no octógono no dia 9 de maio, na cidade de São Paulo. Sem a necessidade de tirarem visto ou garantirem o selo de entrada nos EUA, José Aldo, Maurício ‘Shogun’, Rogério ‘Minotouro’, Bethe Correira, Augusto Sakai, Carlos ‘Boi’ e Ketlen Vieira ficam de mãos atadas e fora dos planos dos UFC até o dia 16 de maio.

Nesta data, o UFC Fight Night 175 contaria com a luta entre as brasileiras Ariane ‘Rainha da Violência’ Lipski e Luana ‘Dread’. No entanto, embora Ariane more em Las Vegas, Luana mora em São Paulo e segue sem a permissão para entrar nos EUA.

Passada esta data, o evento tem três edições seguidas programadas para fora dos EUA: Austrália, Cazaquistão e Canadá. No entanto, ao menos que ocorra melhoras significativas em relação aos números de contaminados e mortos pelo coronavírus, é difícil de imaginar que tais localidades recebam e promovam os combates. Mas é aí que entra em ação a ilha prometida por Dana White.

Caso a compra da região, assim como a construção de sua infraestrutura esteja pronta a partir do dia 6 de junho, data em que a cidade de Perth receberia o show na Austrália, o UFC se tonaria capaz de receber e promover edições em águas internacionais, sem vetos e sanções de países e/ou comissões atléticas. Só o tempo dirá se isso vai funcionar!

Matérias Recentes

Esquentou! Tyson Fury empurra Oleksandr Usyk em última encarada antes da luta; veja

Nesta sexta-feira (17), Tyson Fury e Oleksandr Usyk ficaram frente a frente pela última vez…

17/05/2024

Após ter luta cancelada no Rio, Jean Silva encara Charles Jourdain no UFC 303

Depois da frustração de ficar de fora do card do UFC Rio, realizado no dia…

17/05/2024

Jake Paul promete ‘disciplinar’ Mike Tyson em luta de boxe: “Se lembrará para sempre”

Em julho, no Texas (EUA), Jake Paul tem um compromisso e tanto pela frente em…

17/05/2024

Edson Barboza exibe físico enxuto para vencer a balança do UFC Vegas

O brasileiro Edson Barboza fará seu segundo main event seguido no octógono do UFC neste…

17/05/2024

Mike Tyson debocha de forma física de Jake Paul: “É gordo”

Aos 57 anos, Mike Tyson está prestes a competir novamente no boxe e ostenta uma…

17/05/2024

Faz sentido? Comentarista do UFC sugere mudança nas regras unificadas do MMA; entenda

Uma das vozes mais influentes dos esportes de combate e dono de um dos podcasts…

17/05/2024