Categorias: Notícias

Agora vai! Cristiano Marcello marca para dezembro retorno ao MMA

Marcello (à direita) treina o campeão do Brave, Luan ‘Miau’ – Brave CF/Divulgação

O MMA está repleto de exemplos de ‘quarentões’ que se mantêm ativos: Yoel Romero, Anderson Silva, Lyoto Machida, Francisco ‘Massaranduba’… Neste 2019, Urijah Faber aproveitou os 40 anos para retornar da aposentadoria e se testar contra Ricky Simon, 14 anos mais novo, no mês que vem. E o Brasil também tem o seu ‘California Kid’: Cristiano Marcello, aos 41 anos, marcou para dezembro o seu retorno ao MMA após cinco anos apenas como comandante da equipe paranaense CM System.

Marcello vai voltar aos cages pelo Brave CF, principal evento de MMA do Oriente Médio. O show tem em seus quadros alguns dos principais talentos da CM System, como Luan ‘Miau’, atual campeão dos pesos-leves (70 kg), Gabriel ‘Fly’ e Geraldo ‘Luan Santana’. A relação com a organização foi um dos fatores citados pelo veterano ao comentar seu retorno.

“Eu estou muito feliz de estar no Brave. É um evento que valoriza muito os atletas, as equipes dos atletas… Eles realmente valorizam quem faz o show. Estou amarradão, realmente já voltei a treinar. Minha previsão (para lutar) é África do Sul, em dezembro. Ainda não tem adversário, mas a minha vontade é essa: tudo está indicando que seja África do Sul, em dezembro”, falou.

A decisão de voltar às artes marciais mistas foi tomada ano passado, mas o tempo de inatividade pesou. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Marcello explicou que sofreu uma lesão em um dos seus já combalidos joelhos – o que postergou seu retorno.

“Eu estava naqueles quatro anos da aposentadoria, aí eu voltei a treinar. Aí, com quatro meses que eu tinha voltado a treinar… Eu já tinha os joelhos sem os ligamentos, mas a musculatura segurava. Mas, como eu estava tinha muito tempo sem treinar, meu joelho esquerdo travou fazendo o camp da Bethe (Correia) na semana da luta dela, no UFC de Los Angeles. Voltei, já operei os dois joelhos, aí fiquei sete meses totalmente parado”, comentou.

A inesperada contusão em 2018 fez com que Cristiano adotasse uma postura mais cautelosa em relação ao fim da aposentadoria. Para que não ocorra o mesmo que em 2018, o lutador de 41 anos afirmou que tem voltado gradualmente aos treinamentos.

“Então, estou fortalecendo a musculatura, aquela coisa toda, fazendo bastante corrida, bicicleta ergométrica, batendo manopla, fazendo jiu-jitsu… Mas ainda não estou ainda naquele ritmo. Eu acredito que em setembro, três meses antes da luta que supostamente vai acontecer em dezembro, eu passe a treinar muito forte. E também aquela coisa: eu marquei pra dezembro para não ter pressa, para as coisas serem bem gradativas, até para não lesionar de volta”, declarou.

“No dia a dia, com todos os atletas que eu tenho na CM, eu estou estudando todos os dias. Vejo milhares de lutas todos os dias. Minha mente está totalmente atualizada e focada, é só questão do corpo mesmo, do físico”, completou.

Enquanto não agenda sua luta de retorno, Marcello concilia os treinos com o gerenciamento da academia. O fim de junho, inclusive, será agitado para a CM System: no próximo dia 28, Eduardo Dinis e Vitor Petrino enfrentam Cristiano Souza e Ewerton Polakini pelo Max Fight, enquanto, no Future MMA 6, Luiz Cado disputa o cinturão da categoria meio-pesado (93 kg). No mesmo evento, a peso-átomo (48 kg) Maria Ribeiro encara Valesca Tina.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026