A queda de braço envolvendo Francis Ngannou e Dana White, chegou ao fim e o resultado foi a saída do lutador do UFC em janeiro. Como consequência, o ex-campeão do peso-pesado do Ultimate, livre no mercado, assinou um vantajoso contrato com a PFL em maio, mas a história poderia ter sido diferente. Marquel Martin, agente do camaronês, revelou que, mesmo com tanta divergência entre as partes, a renovação do vínculo de seu cliente com a maior organização de MMA do mundo quase foi concluída.
Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o empresário surpreendeu ao informar que, depois de um longo período de negociação, o UFC chegou próximo do valor estipulado por Ngannou. Inclusive, o posicionamento de Martin, de certa forma, reforçou o de Dana, que comunicou que a companhia ofereceu para ‘The Predator’ um contrato que o tornaria o pesado mais bem pago da história do esporte. No entanto, o camaronês recusou tal oferta para estender seu vínculo com a liga, alegando que, quando estava nela, se sentiu desrespeitado e desvalorizado. A insatisfação de Francis com o tratamento recebido na empresa era tanta, que suas reclamações passaram a ser constantes e públicas.
Sendo assim, o atleta optou por sair do UFC e deixar para trás o status de campeão do peso-pesado. É bem verdade que o salário do camaronês na PFL é um mistério, mas a imprensa especializada especula que ele tenha conseguido sua tão sonhada valorização profissional. Além disso, ‘The Predator’ se tornou presidente da PFL África para promover a liga e desenvolver o MMA no continente e também recebeu a autorização dela para atuar no boxe, seu antigo desejo. Portanto, Martin comemora a resolução do quadro, porém lamenta que a relação entre Ngannou e Dana esteja deteriorada, a ponto do cartola afirmar que o lutador nunca mais vai pisar no octógono novamente.
“Chegou muito perto. Havia uma chance real de que ele assinasse, mas tinha que ser nos termos certos. As pessoas estão dizendo, ‘É tudo sobre dinheiro’. Relaxem. Foi oferecido para ele o maior contrato fora McGregor antes da luta pelo cinturão interino, mas não se tratava apenas de dinheiro. Obviamente, o dinheiro é um fator importante, mas outras coisas eram importantes para Ngannou e quem sou eu para dizer não para ele? No final, Ngannou decide, mas diria que chegou muito perto. Gostaria que as coisas fossem diferentes. Acho que houve muita falta de comunicação nessas idas e vindas ao envolver tantas pessoas. No fim, ainda acho que todos ganharam”, declarou o agente.
Histórico de Ngannou
Francis Ngannou, de 36 anos, alcançou sucesso no MMA ao atuar pelo UFC, vencer grandes nomes e, não à toa, se tornou um dos lutadores mais assustadores do esporte. Pela companhia, o ex-campeão do peso-pesado nocauteou Alistair Overeem, Andrei Arlovski, Cain Velasquez, Curtis Blaydes (duas vezes), Jairzinho Rozenstruik, Júnior ‘Cigano’ e Stipe Miocic, além de superar Ciryl Gane por pontos em sua primeira e única defesa de título. O prestígio de ‘The Predator’ é tanto, que o mesmo já é apontado por parte dos fãs e da imprensa especializada como um dos principais atletas da história da categoria por conta de seu porte físico e poder. Atualmente, o camaronês se prepara para iniciar sua trajetória na PFL e também no boxe.