Siga-nos

Notícias

Adversário de Anderson no UFC 237 sonha com vitória para amenizar problemas financeiros

Jared Cannonier – Fábio Oberlaender

Jared Cannonier está no UFC desde 2015, mas nunca esteve tão nos holofotes quanto agora. E isso se deve não ao americano, mas a seu adversário: Anderson Silva. Os dois se enfrentam no UFC 237, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ), neste sábado (11), e ‘The Killa Gorilla’ sabe muito bem que uma vitória sobre o ‘Spider’ pode transformar a sua carreira. Em entrevista coletiva durante o ‘media day’ nesta quinta-feira, ele afirmou que um triunfo sobre o 15º colocado do ranking dos médios (84 kg) o colocará no radar dos atletas do topo da divisão.

De acordo com Jared, vencer uma lenda do MMA vai aumentar seu moral dentro da organização. Empolgado com a possibilidade disso acontecer, o décimo no ranking até cogitou a improvável possibilidade de disputar o título da categoria em caso de vitória dominante sobre o brasileiro.

“Definitivamente, (vencer Anderson) vai me trazer mais atenção. Muitos caras da divisão vão olhar mais atentamente para mim, se já não estão fazendo isso. Então, uma vitória dominante sobre ele com certeza me aproximaria de um title shot. Senão (de um title shot), de outras grandes lutas. E de mais dinheiro”, disse.

Dinheiro, aliás, foi um assunto muito citado por Cannonier. Questionado pela reportagem da Ag. Fight se buscou enfrentar ‘Spider’ pensando em usá-lo como trampolim para posições melhores, aproveitando que o brasileiro não vive mais o ápice de sua carreira, ele negou. Segundo Jared, a real motivação para aceitar o duelo foi financeira.

“Essa luta me foi oferecida. Eu não pedi para lutar contra Anderson Silva. Como eu disse antes, quando eu recebi essa ligação, esse convite, eu havia aceitado verbalmente enfrentar Ronaldo ‘Jacaré’. Eu não negaria nenhuma grande luta ou algo do tipo. Esta é uma luta muito grande. Eles chamaram, eu topei. Eu não luto desde novembro, estou há seis meses sem lutar. Estou lutando duas vezes por ano. Estou tentando pagar impostos, contas, comprar uma casa. Eu tenho família, tenho três filhos, não estou tentando sentar aqui e esperar a proxima luta, para então pagar minhas contas. Porque, quando essas merdas acontecem, a cada seis meses todas as contas e impostos chegam e eu gastei todo o dinheiro, não tenho nada para mostrar sobre meu trabalho. Este é um aspecto frustrante de não lutar tanto quanto eu queria. Mas as coisas são como são”, disse, antes de revelar que assinou um novo contrato e que espera resolver suas dificuldades financeiras.

Ele ainda disse que ‘Spider’ tem sido subestimado por parte do público. Embora o brasileiro tenha vencido apenas duas lutas nos últimos seis anos (e só a contra Derek Brunson conste no cartel, já que o triunfo ante Nick Diaz virou ‘no contest’ por doping), Jared afirmou que Anderson está cada dia melhor – e a luta contra Israel Adesanya, em fevereiro, seria prova disso.

“Eu posso vencer qualquer um. Sei disso. Não estou sendo arrogante. Eu sou confiante. É para isso que se treina. Para colocar em prática. Posso acertar qualquer um com minha mão direita. Posso acertar qualquer um com minha mão esquerda. Tenho duas pernas, tenho joelhadas, cotoveladas para atingir as pessoas, para atingir alguns dos melhores dos melhores. Algumas pessoas continuam a subestimar Anderson ao dizerem que ele não é mais o mesmo de oito, nove, quantos anos sejam aqueles que ele esteve no ápice. Mas a maneira que eu vejo é: ele não piorou de maneira alguma. Todos ao redor dele é que melhoraram. Foi assim que o esporte progrediu. Royce Gracie não poderia chegar no octógono hoje e ser tão dominante quanto ele foi nos UFCs 1, 2… Todo mundo melhorou. Se Anderson não é mais o mesmo de seu ápice, ele é melhor. Ele esteve treinando este tempo todo. Se em dez anos neste esporte você não melhorou, você tem de se aposentar. Ele ainda compete no mais alto nível, sua última luta provou isso. Ele chegou lá, não sofreu muitos danos, ainda se mostrou elusivo, inteligente, então eu tenho que ser mais”, analisou.

Cannonier tem, como profissional de MMA, 11 vitórias e quatro derrotas. Todos os seus reveses, inclusive, foram no UFC: ele perdeu ainda como peso-pesado em sua estreia, diante de Shawn Jordan, e depois, como meio-pesado (93 kg), foi derrotado contra Glover Teixeira, Jan Blachowicz e Dominick Reyes.

Mais em Notícias