Notícias

Adeus da lenda! Ex-campeão do UFC, Demetrious Johnson anuncia aposentadoria do MMA

Um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos colocou um ponto final na sua carreira. Ex-campeão peso-mosca (57 kg) do UFC e dono do cinturão até 61 kg do ONE Championship, Demetrious Johnson anunciou sua aposentadoria das artes marciais mistas na última sexta-feira (6).

Aos 38 anos de idade, recém-completados em agosto, Demetrious Johnson deixa o MMA com um cartel de 25 vitórias, um empate e quatro derrotas. No UFC, o americano fez história ao colecionar recordes e feitos marcantes, como ter sido o primeiro campeão peso-mosca da organização, título que defendeu com sucesso em 11 oportunidades. Já no ONE Championship, evento para o qual foi enviado pelo Ultimate em troca de Ben Askren, ‘Mighty Mouse’ – como ficou conhecido – conquistou o GP e o cinturão peso-mosca.

Durante a realização do ‘ONE 168’, sediado em Denver (EUA), Demetrious subiu no cage para se despedir dos fãs. Sem conseguir conter a emoção em alguns momentos, o americano fez um discurso de agradecimento e confirmou que não pretende mais competir profissionalmente no MMA.

“Primeiramente, eu queria dizer obrigado aos fãs, vocês sempre foram incríveis comigo. Quero agradecer a todos os meus parceiros de time, desde o início em 2006 até 2024, foi uma longa jornada. Obrigado ao Matt, obrigado a minha esposa, meus filhos, meus sogros. Obrigado a vocês, vocês me tornaram uma pessoa melhor, um atleta melhor. Obrigado a todos do ONE Championship, obrigado a Chatri (Sityodtong) por me dar a oportunidade de apresentar minha arte marcial nessa plataforma. Como eu disse da última vez, quando eu vim para Denver, Colorado, eu disse a vocês que aquela seria minha última luta, e eu não estava mentindo. Eu parei, parei de competir nas artes marciais mistas“, anunciou Johnson.

Hall da Fama do ONE

Logo após o veterano pendurar as luvas, Chatri Sityodtong – CEO da liga – subiu ao cage para anunciar Demetrious Johnson como o primeiro membro do Hall da Fama do ONE Championship. À exceção de algum imbróglio político, esta não deve ser a única indicação do agora ex-lutador americano, já que agora ele tende a ser incluído também no Hall da Fama do UFC, onde fez história na divisão dos moscas.

GOAT?

Mais do que o reconhecimento dos eventos, com seu lugar no Hall da Fama, Demetrious Johnson deixa um legado que o coloca na discussão sobre o ‘GOAT’ (maio de todos os tempos) no MMA. Apesar de, normalmente, atletas de divisões de peso mais baixas serem ignorados desta conversa, ‘Mighty Mouse’ parece desafiar este costume. Seja pelas suas habilidades físicas e técnicas como lutador ou pelo domínio sobre os adversários imposto por ele durante sua carreira, o americano merece – e deve – ser citado sempre que levantarem esta questão.

Matérias Recentes

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026

Diego Lopes e Volkanovski batem o peso e confirmam revanche pelo cinturão no UFC 325

Na madrugada desta sexta-feira (30), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a pesagem oficial…

30/01/2026