MMA

Treinador elege primo de Khabib como melhor peso-por-peso: “Mais talentoso que já treinei”

Um dos temas mais recorrentes do MMA é o debate em torno do melhor lutador peso-por-peso do mundo. Atualmente, nomes como Jon Jones, Islam Makhachev e Alex Poatan dividem opiniões da maior parte dos fãs e da imprensa especializada. Mas na visão de uma das figuras mais respeitadas do ramo, quem deveria ser apontado para tal posto sequer figura no plantel do UFC. Treinador e líder da equipe American Kickboxing Academy, Javier Mendez elegeu Usman Nurmagomedov como o competidor mais talentoso e completo independentemente de categoria de peso.

E a declaração ganha ainda mais impacto se relembrarmos alguns dos atletas que já passaram pelas mãos de Javier na ‘AKA’. O condecorado treinador já afiou as habilidades de grandes nomes da modalidade como Khabib Nurmagomedov, Daniel Cormier, Islam Makhachev e Cain Velasquez. E, mesmo com esse calibre de talento no passado e presente, Mendez aponta o primo de Khabib, de apenas 26 anos de idade e invicto no MMA profissional, como o que mais lhe impressionou durante os treinos e atividades.

“No que diz respeito a passagem de tocha, eu vejo o Usman como o melhor lutador peso-por-peso. Ele tem todos os atributos. Ele é o mais talentoso que eu já treinei. Sobre se ele vai para o UFC ou não, não sei se isso irá importar contanto que ele continue mostrando para as pessoas o quão incrível ele é. Então, para mim, se ele não for, ótimo. Ele ainda será considerado um dos melhores. Ele será considerado um dos maiores porque o que ele faz naquele cage é sem igual, nunca vi ninguém fazer as transições, os movimentos que ele faz. Ele é inacreditável, tem apenas 26 anos e está cada vez melhor. (…) Para onde quer que ele vá, será um sucesso”, opinou Javier em entrevista ao canal do Youtube ‘Red Corner MMA’.

Sucessor de Makhachev?

Com um cartel de 18 vitórias e um ‘no contest’ (luta sem resultado), Usman segue invicto no MMA e desponta como o atual campeão peso-leve (70 kg) do Bellator. Membro do clã Nurmagomedov, o jovem russo faz parte de um plano arquitetado pelo falecido Abdulmanap Nurmagomedov, ex-treinador e pai de Khabib. A ideia do patriarca e veterano era dominar uma das divisões mais populares do esporte na liga mais famosa do mundo: o UFC.

Para isso, Abdulmanap pretendia formar campeões em sequência para manter a soberania de seu clã entre os pesos-leves do UFC. Para isso, o falecido treinador apostava suas fichas em três figuras centrais: Khabib, Makhachev e Usman. A primeira fase do plano já foi consolidada, já que após o domínio de ‘The Eagle’, Islam se tornou o novo campeão do Ultimate. Agora, ao que tudo indica, a intenção é que Usman seja o sucessor de Makhachev no futuro, assim como o próprio foi o de Khabib no passado recente.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024