Javier Mendez acompanhou de perto a trajetória de dois dos pesos-leves (70 kg) mais dominantes do Ultimate na última década: Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev. Apesar do estilo de luta similar, o treinador afirma que existem diferenças entre os dois atletas russos – inclusive técnicas.
Em entrevista ao ‘MMA Junkie Radio’, Javier comparou a trocação de seus dois pupilos e admitiu que Islam leva vantagem no setor sobre Nurmagomedov. Mas se engana quem pensa que a disparidade é fruto de talento nato ou vocação. De acordo com o treinador da ‘American Kickboxing Academy’, o ex-campeão do UFC não se dedicava tanto na parte de striking quanto Makhachev.
“A diferença entre o Islam e o Khabib é que quando o Khabib estava no Daguestão treinando na academia do Abdulmanap, seu pai, ele só treinava comigo. Ele não treinava trocação com ninguém mais, apenas comigo. Então seu tempo trabalhando isso era bem limitado, enquanto o Islam é esperto o suficiente para se afiar com outras pessoas, com grandes treinadores. Então com ele, a trocação é bem mais avançada que a do Khabib um dia já foi, pelo fato do Islam trabalhá-la durante o ano inteiro”, opinou, antes de complementar.
“Khabib só treinava meio período, isso que as pessoas não entendem. É isso que era tão incrível no Khabib. Ele só treinava meio período e mesmo assim víamos sua melhora luta após luta. Para ele, existia uma grande lacuna na trocação e no que ele poderia aprender e fazer, enquanto o Islam tem crescido constantemente o tempo todo e é, de longe, um dos lutadores mais completos que já treinei”, completou Javier.
Um dos responsáveis em conduzir Khabib até o topo do esporte, Javier Mendez pode estar perto de realizar a façanha também com Islam. Afinal de contas, o russo disputará o cinturão até 70 kg do Ultimate no UFC 280, agendado para o dia 22 de outubro, em Abu Dhabi, contra o brasileiro Charles ‘Do Bronx’.