Siga-nos
Aos 40 anos, 'El Cucuy' vive a pior fase da carreira, com oito derrotas consecutivas no Ultimate - Louis Grasse/Ag Fight

MMA

Tony Ferguson descarta aposentadoria, indica mudança de treinador e retorno em 2025

Em agosto desta temporada, Tony Ferguson estabeleceu um recorde negativo dentro do UFC, ao se tornar o primeiro atleta na história da companhia a acumular oito derrotas em sequência. O péssimo momento, aliado a idade avançada para os esportes de combate, apontavam para uma eventual aposentadoria do MMA profissional. Mas aparentemente, tal desfecho ainda não passa pela cabeça do veterano de 40 anos. Disposto a dar continuidade na carreira, ‘El Cucuy’, como é conhecido, indicou que buscará novos ares para voltar à ativa no início da temporada 2025.

Em recente participação no canal oficial de Demetrious Johnson no Youtube, Ferguson relembrou a mais recente derrota, no UFC Abu Dhabi, contra Michael Chiesa. Na oportunidade, após ser finalizado ainda no primeiro assalto, o americano deixou apenas uma luva no centro do octógono, para sugerir que ainda não tinha ‘batido o martelo’ quanto ao término ou não de sua trajetória como lutador profissional. Dois meses depois, Tony, ao que tudo indica, avalia que ainda possui lenha para queimar como competidor.

“Eu deixei uma luva lá (no octógono) e a recuperei, então isso significa que estou com um par de luvas. Nós provavelmente vamos aproveitar o resto desta temporada (para descansar), resolver algumas coisas e voltaremos forte ou em janeiro ou fevereiro. Então fiquem ligados. P*** nenhuma, não estou me aposentando. Estou velho demais para me aposentar. Tenho 40 anos, metade de 80. Compito desde os 5 em diversos esportes. Fiz wrestling na faculdade e tantas outras coisas. Não é como se não soubesse nada além disso. Eu sei. Ainda sou capaz de competir. Quando alguém conseguir correr um ‘sprint’ mais rápido do que eu, aí talvez eu comece a considerar isso (me aposentar)”, destacou Ferguson.

Mudança de treinador?

Para interromper a série incômoda de resultados negativos e voltar à coluna da vitórias, Tony está disposto a realizar mudanças em sua preparação. Até mesmo no comando do camp. De olho em novas opções no mercado para ocupar o posto de seu treinador, El Cucuy rasgou elogios a  Firas Zahabi, que marcou época na função ao ser o mentor de Georges St-Pierre, um dos maiores nomes do UFC e do MMA profissional.

“O que eu realmente preciso é encontrar esse treinamento e essa disciplina perto de outras pessoas. Ficar desconfortável no treino para não me sentir miserável na luta. Abordei alguns treinadores diferentes. Firas Zahabi é um dos treinadores que sempre admirei, porque foi o treinador do GSP, e o GSP sempre foi meu alvo”, projetou Tony.

Futuro fora do UFC?

Antes mesmo de sofrer sua oitava derrota seguida no Ultimate, Dana White já havia declarado publicamente que adoraria ver Ferguson se aposentar. Apesar da vontade pessoal, o veterano teve uma nova chance de competir na organização, acumulando outro revés. Após o card em Abu Dhabi, Tony, pela primeira vez, levantou a possibilidade de seguir sua carreira em outras empresas. Agora resta saber se o vínculo do veterano com o UFC se encerrou de fato ou não.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em MMA