MMA

Lambança! Árbitro ignora lutador apagado e manda rival continuar no ataque; veja

No último sábado (2), enquanto o UFC Edmonton era realizado no Canadá, uma verdadeira lambança era protagonizada em outro evento de MMA, disputado em Astana, no Cazaquistão. Durante um combate do ‘Dala Fighting Championship’, o árbitro responsável em mediar o confronto cometeu um erro grave e não percebeu que um dos atletas havia sido finalizado. Com o lutador já ‘apagado’ no chão, o profissional, sem perceber a situação, mandou o adversário dar continuidade no duelo e atacar o oponente já inconsciente (veja abaixo ou clique aqui).

Por sorte, Zhuman Zhumabekov ignorou as ordens do árbitro e teve frieza para apontar que seu adversário já estava apagado. O atleta do Cazaquistão aplicou um estrangulamento utilizando o ombro, finalização popularmente conhecida como ‘Von Flue Choke’, e fez o rival indiano Abhilash Raut perder os sentidos. Com espírito esportivo, o lutador que teve o braço erguido se negou a dar continuidade ao combate, pois já havia sentido que seu oponente não estava mais em condições de competir.

A lambança começou ainda no primeiro round, quando Schumann aplicou um belo ‘bate-estaca’ em Raut e levou o duelo para o solo. Por cima, o cazaque aproveitou a posição de superioridade para pressionar o pescoço do adversário com seu ombro, a fim de estrangulá-lo. Em determinado momento, ainda de olhos abertos, o rival indiano perdeu os sentidos, tanto que seus braços bateram no chão já sem forças. Atento, Zhumabekov interrompeu a finalização e foi alertado pelo árbitro a continuar seu ataque. Após sinalizar negativamente com a cabeça, o competidor apontou para seu oponente e só depois de alguns segundos que o juiz, enfim, percebeu que o combate já havia acabado.

Atendimento inadequado

Além do erro grave de julgamento de uma cena que ocorria diante de seus olhos, o árbitro do combate também não teve uma postura adequada assim que percebeu a lambança. De um outro ângulo, compartilhado por Zhuman Zhumabekov em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), é possível ver que o profissional se assusta quando finalmente percebe que Abhilash Raut estava inconsciente. Com uma força desproporcional e movimentos bruscos, o juiz parece piorar a situação, já que, ao tentar acudir o lutador, faz sua cabeça bater duas vezes no solo para só então, virá-lo de lado – uma manobra comum no MMA para um competidor recobrar a consciência.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025