MMA

Lambança! Árbitro ignora lutador apagado e manda rival continuar no ataque; veja

No último sábado (2), enquanto o UFC Edmonton era realizado no Canadá, uma verdadeira lambança era protagonizada em outro evento de MMA, disputado em Astana, no Cazaquistão. Durante um combate do ‘Dala Fighting Championship’, o árbitro responsável em mediar o confronto cometeu um erro grave e não percebeu que um dos atletas havia sido finalizado. Com o lutador já ‘apagado’ no chão, o profissional, sem perceber a situação, mandou o adversário dar continuidade no duelo e atacar o oponente já inconsciente (veja abaixo ou clique aqui).

Por sorte, Zhuman Zhumabekov ignorou as ordens do árbitro e teve frieza para apontar que seu adversário já estava apagado. O atleta do Cazaquistão aplicou um estrangulamento utilizando o ombro, finalização popularmente conhecida como ‘Von Flue Choke’, e fez o rival indiano Abhilash Raut perder os sentidos. Com espírito esportivo, o lutador que teve o braço erguido se negou a dar continuidade ao combate, pois já havia sentido que seu oponente não estava mais em condições de competir.

A lambança começou ainda no primeiro round, quando Schumann aplicou um belo ‘bate-estaca’ em Raut e levou o duelo para o solo. Por cima, o cazaque aproveitou a posição de superioridade para pressionar o pescoço do adversário com seu ombro, a fim de estrangulá-lo. Em determinado momento, ainda de olhos abertos, o rival indiano perdeu os sentidos, tanto que seus braços bateram no chão já sem forças. Atento, Zhumabekov interrompeu a finalização e foi alertado pelo árbitro a continuar seu ataque. Após sinalizar negativamente com a cabeça, o competidor apontou para seu oponente e só depois de alguns segundos que o juiz, enfim, percebeu que o combate já havia acabado.

Atendimento inadequado

Além do erro grave de julgamento de uma cena que ocorria diante de seus olhos, o árbitro do combate também não teve uma postura adequada assim que percebeu a lambança. De um outro ângulo, compartilhado por Zhuman Zhumabekov em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), é possível ver que o profissional se assusta quando finalmente percebe que Abhilash Raut estava inconsciente. Com uma força desproporcional e movimentos bruscos, o juiz parece piorar a situação, já que, ao tentar acudir o lutador, faz sua cabeça bater duas vezes no solo para só então, virá-lo de lado – uma manobra comum no MMA para um competidor recobrar a consciência.

Matérias Recentes

Em ascensão! Luana Santos desafia francesa ranqueada após vitória no UFC Vegas 112

Com apenas 25 anos de idade, Luana Santos se estabelece, dia após dia, como uma…

15/12/2025

Melk Costa admite motivação extra para vencer rival no UFC Vegas 112: “Estava mordido”

Antes mesmo de entrarem em ação no UFC Vegas 112 do último sábado (13), Melquizael…

14/12/2025

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025

Campeã! Cris Cyborg finaliza rival australiana e mantém cinturão da PFL

O Ultimate não foi a única organização de MMA a promover seu último evento do…

14/12/2025