Neste sábado (17), Zion Clark fará sua estreia no MMA, pelo evento ‘Gladiator Challenge’, em San Diego, nos Estados Unidos, contra Eugene Murray. À primeira vista, parece tratar-se de apenas mais um lutador dando início à sua carreira na modalidade. Porém, Clark possui uma peculiaridade que, compreensivelmente, faz com que sua participação em um combate chame a atenção e repercuta de forma diferente de outros atletas.
Portador da Síndrome de Regressão Caudal, que impede o desenvolvimento de parte da coluna vertebral, o lutador nasceu sem pernas e compete mesmo tendo apenas a parte superior de seu corpo. A rara condição médica, no entanto, nunca afastou Clark do esporte. Além de ter se destacado no atletismo, onde detém alguns recordes mundiais em modalidades adaptadas, o atleta norte-americano também fez sucesso no wrestling, no qual competiu no nível colegial.
Ambicioso, Zion Clark, que atualmente tem 25 anos, sonha com uma carreira de sucesso no MMA e vislumbra, até mesmo, chegar ao principal evento do mundo, o UFC. Outro objetivo do atleta é competir nas Olimpíadas de Paris, em 2024, representando o time norte-americano no wrestling, além de participar das Paraolimpíadas do mesmo ano na corrida de cadeira de rodas.
“Eu apenas luto contra pessoas fisicamente aptas e venço pessoas fisicamente aptas. Agora vou lutar contra elas e vou nocauteá-las no MMA. É simples assim, sou um lutador”, afirmou o confiante Clark, em recente entrevista ao site ‘TMZ Sports’.