MMA

GFL! Nova liga de MMA é criada com ex-campeões do UFC e formato inédito; entenda

Uma nova organização promete abalar o cenário do MMA com seu formato um tanto quanto diferente. Na última quarta-feira (11), Darren Owen anunciou a criação da ‘Global Fight League’, companhia baseada na disputa por equipes e que já possui uma série de ex-lutadores do UFC, inclusive ex-campeões, no plantel. A expectativa é que a primeira temporada da liga seja realizada a partir de abril. A informação foi divulgada no programa ‘The Ariel Helwani Show’.

De acordo com o cartola, seis equipes vão disputar a temporada regular e inaugural da GFL e cada uma será composta por 20 lutadores, sendo dois representando cada uma das dez categorias de peso (sete masculinas e três femininas). Os times serão formados através de um ‘draft’, assim como nos principais esportes americanos, programado para acontecer no dia 24 de janeiro. Inclusive, boa parte dos atletas no plantel da organização é conhecida do grande público e possui um currículo extenso no esporte.

A nova organização de MMA apresenta em seu plantel os ex-campeões do UFC Andrei Arlovski, Anthony Pettis, Ben Henderson, Fabricio Werdum, Frank Mir, Junior ‘Cigano’, Luke Rockhold, Renan ‘Barão’ e Tyron Woodley. Além deles, Alexander Gustafsson, Francisco ‘Massaranduba’, Gegard Mousasi, Kevin Lee, Marlon Moraes, Rousimar ‘Toquinho’, Wanderlei Silva, entre outros também dão peso à companhia.

Sistema de pontuação

Assim como acontece na PFL, a GFL vai utilizar um sistema de pontuação ao longo de sua temporada regular. Se o profissional vencer a luta por via rápida (finalização ou nocaute), irá ganhar quatro pontos para o seu respectivo time. O atleta que vencer por decisão receberá três pontos. O empate vale dois pontos. Já o lutador que for derrotado por decisão soma um ponto. Quem perder pela via rápida não pontua. Sendo assim, as quatro equipes com a maior pontuação na primeira fase avançam para a semifinal.

Diferencial da GFL

De acordo com Owen, a Global Fight League visa ‘redefinir o modelo de negócios e melhorar a competição no MMA’. Portanto, a organização tem como proposta base oferecer benefícios financeiros aos profissionais e como prioridade cuidar da saúde e segurança dos mesmos. Inclusive, Marlon Moraes é o líder da associação de atletas da companhia.

Matérias Recentes

Apesar de vitória, Joanderson Tubarão admite falhas no UFC Vegas 112: “Errei muito”

Vindo de duas derrotas consecutivas pela primeira vez dentro do Ultimate, Joanderson Brito chegou para…

15/12/2025

Em ascensão! Luana Santos desafia francesa ranqueada após vitória no UFC Vegas 112

Com apenas 25 anos de idade, Luana Santos se estabelece, dia após dia, como uma…

15/12/2025

Melk Costa admite motivação extra para vencer rival no UFC Vegas 112: “Estava mordido”

Antes mesmo de entrarem em ação no UFC Vegas 112 do último sábado (13), Melquizael…

14/12/2025

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025