Em julho desta temporada, o Ultimate abriu mão de uma das maiores promessas recentes do MMA profissional por conta de atritos entre o lutador e os dirigentes da empresa. Se tratava de Muhammad Mokaev, invicto na modalidade e com apenas 24 anos de idade. Depois de deixar a liga presidida por Dana White, ‘The Punisher’, como é conhecido, assinou com o Brave Combat Federation – companhia na qual iniciou sua carreira. E, aparentemente, o russo radicado na Inglaterra está bem resolvido financeiramente, já que alega ser o peso-mosca (57 kg) mais bem pago do mundo no momento.
Através de suas redes sociais (clique aqui), Mokaev, que sequer entrou em ação desde que deixou o UFC, garantiu que é o atleta de sua categoria de peso mais bem pago do mundo. A alegação pode ser interpretada como uma alfinetada à política salarial implementada pelo Ultimate. Entretanto, apesar do tom, o wrestler, logo em seguida, ressaltou seu interesse em retornar à companhia presidida por Dana White.
“O lutador peso-mosca mais bem pago do mundo no momento, sem ter o título do Brave Combat Federation. Mas é claro que meu objetivo é retornar para o UFC, porque é a organização número 1 do planeta atualmente!”, escreveu Muhammad em sua conta no ‘X’ (antigo Twitter).
Como Mokaev saiu do UFC?
Mesmo invicto e com sete vitórias seguidas no octógono mais famoso do mundo, retrospecto que o levou ao ranking e a sonhar com uma possível disputa de título, Muhammad Mokaev não teve seu contrato renovado pelo UFC. Pouco antes de sua última apresentação pelo Ultimate, em julho, o russo naturalizado inglês sinalizou que estaria sendo pressionado pela entidade a mudar seu estilo de luta para torná-lo mais atrativo para o público.
Ao comentar sobre a situação do prospecto e o desinteresse na sua continuidade na organização que preside, Dana White negou as acusações feitas pelo lutador e ressaltou que muitas coisas aconteceram nos bastidores. Vale lembrar que antes de sua luta contra Manel Kape no UFC 304, em julho, Mokaev se envolveu em algumas confusões com o rival angolano, uma no PI (Instituto de Performance), em Las Vegas (EUA), e outra no hotel dos lutadores, em Manchester (ING).
A série de acontecimentos indicaram que o jovem de 24 anos era difícil de lidar nos bastidores e não tinha uma boa relação com a alta cúpula do UFC. Tal tese foi corroborada posteriormente pelo presidente da PFL, que descartou a contratação de Mokaev pois ficou sabendo de sua ‘fama’ negativa nas negociações. Disposto a limpar sua imagem, Muhammad chegou a se oferecer para lutar de graça no Ultimate, mas o apelo não surtiu efeito e o wrestler acabou assinando com o Brave.