Fenômeno do wrestling mundial, modalidade na qual conquistou múltiplos títulos, incluindo a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio 2020, Gable Steveson ainda dá seus primeiros passos no MMA, mas já conta com a mentoria de um dos maiores nomes da história do esporte: o ex-campeão meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do UFC Jon Jones. Mas, apesar das credenciais de ‘Bones’, há quem questione sua capacidade de aconselhar o jovem wrestler de 25 anos – como, por exemplo, o ex-UFC Brendan Schaub.
Em recente episódio do seu podcast ‘The Schaub Show’, o veterano, que competiu no Ultimate entre 2009 e 2014, fez um alerta ao campeão olímpico, sobre sua parceria com ‘Bones’. Mesmo reconhecendo Jones como o ‘GOAT’ (maior de todos os tempos) do MMA, Schaub colocou em xeque o potencial do ex-campeão do UFC como mentor de Steveson, devido ao seu passado controverso e polêmico fora do cage.
“Só existe um Jon Jones. Se você perguntar: ‘Jon, o que você fez para se preparar para a primeira luta com (Alexander) Gustafsson (no UFC 165)?’ Ele diz: ‘Fui para festas, aparece uma semana antes, dei uma surra nele’. Não sei se esse é o melhor conselho. Não sei se é o conselho mais inteligente. Você tem muito trabalho a fazer. Só existe um Jon. A razão para ele ser o GOAT (maior de todos os tempos) é pelo que ele fez dentro do octógono. Ele não é o GOAT fora do octógono“, afirmou Schaub.
Opções de mentores
Portanto, certo de que é impossível replicar a vida fora do octógono de Jon Jones e ter o mesmo sucesso dentro do cage que o americano, Brendan Schaub sugeriu que Gable Steveson procure um novo mentor. E na opinião do ex-lutador do UFC, dois nomes seriam os mais indicados para aconselhar o wrestler olímpico em sua nova trajetória no MMA: Demetrious Johnson ou Georges St-Pierre.
“Se você está na discussão do GOAT, feitos dentro e fora do octógono, é o (Demetrious Johnson), é o ‘Mighty Mouse’, ou é o Georges St-Pierre. Esses caras seriam ótimos mentores. Mighty Mouse, ainda que menor, seria um mentor muito melhor para te aconselhar sobre como lidar com a fama, mulheres, família, patrocinadores, vida fora do UFC, expandir sua marca, expandir seus negócios, e coisas assim. Eu entraria em contato com esse cara ou GSP”, concluiu Schaub.
Futuro no UFC?
Com ou sem a mentoria de Jon Jones, Gable Steveson parece ter seu futuro diretamente ligado ao UFC. Mesmo ainda em fase de adaptação ao MMA, com apenas duas lutas disputadas – ambas vencidas por nocaute -, o wrestler americano já desperta o interesse e a expectativa de grande parte da comunidade das lutas, e uma transferência para o maior evento do mundo parece inevitável.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok