Para parte dos fãs de MMA, Khabib Nurmagomedov pode ser considerado como o melhor lutador de todos os tempos da modalidade. Já aposentado, o ex-campeão peso-leve (70 kg) do Ultimate pode se tornar uma referência no esporte novamente, desta vez em outra função, como treinador. Ao menos é o que garante Javier Mendez, um dos grandes responsáveis por afiar as habilidades do russo durante sua carreira como profissional.
Em participação no podcast ‘UFC Unfiltered’, o técnico da American Kickboxing Academy destacou a vocação natural de Khabib em repassar conhecimentos. Na opinião de Javier, ‘The Eagle’ tem potencial de se tornar um dos grandes treinadores da história do MMA por conta do legado que seu falecido pai, Abdulmanap Nurmagomedov, lhe deixou quando ainda competia como atleta.
“Ele treina desde sempre. Até mesmo quando ele ainda lutava, ele estava treinando. Ele fazia sparring de cinco rounds e, do nada, ele estava sentado conosco treinando os caras. Ele faz isso desde sempre. O pai dele o treinou desde muito jovem a assumir a responsabilidade como lutador, como treinador, e ele está seguindo os passos do pai. Ele aprendeu comigo, com o pai dele, principalmente. Para mim, ele está no caminho. Na minha opinião, por causa da idade, das coisas que vem fazendo, os camps que assisto, os lutadores que ele tem, ele está no caminho para se tornar o melhor treinador de todos os tempos. Vejo isso como uma escrita na parede”, previu Mendez.
No próximo sábado (22), Khabib pode dar um importante passo para sustentar a previsão de Javier. Afinal de contas, Islam Makhachev, seu pupilo e companheiro de equipe, entra em ação na luta principal do UFC 280, diante de Charles ‘Do Bronx’, pelo cinturão vago da divisão até 70 kg. Apontado como sucessor do ex-campeão na categoria, o wrestler russo contou com o auxílio de luxo de Nurmagomedov diariamente durante seu camp de treinamento.