Na última segunda-feira (16), a comunidade brasileira do MMA viu mais um importante nome da modalidade pendurar as luvas. Ex-lutador do UFC, Claudio Hannibal anunciou sua aposentadoria do esporte aos 40 anos de idade. A notícia foi revelada pelo próprio veterano, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
Claudio iniciou sua trajetória no Ultimate em 2014, com duas vitórias – uma delas, inclusive, contra o atual campeão dos meio-médios (77 kg), Leon Edwards. O momento, porém, foi interrompido por um histórico de lesões que o afastou dos octógonos por anos. Em 2018, Hannibal voltou a competir em grande estilo e somou mais três triunfos, defendendo a invencibilidade na maior liga de MMA do mundo.
No entanto, no melhor momento de sua carreira, o brasileiro sofreu com resultados negativos que o impediram de progredir para o pelotão de elite dos meio-médios. Desde 2020, Hannibal enfileirou três derrotas seguidas – sequência, esta, que o fez ser dispensado do UFC, em julho do ano passado.
“Olá a todos, família, fã e haters! Estou escrevendo essa carta hoje com a maior das gratidões e apreciação para vocês e meus treinadores e equipe. Gostaria de anunciar minha aposentadoria. Desde que comecei a competir no MMA e no UFC, não tive nada além de memórias positivas e momentos especiais que nunca esquecerei. Obrigado a todos que me ajudaram a alcançar meus objetivos como homem, atleta e esportista. Desejo tudo de melhor aos meus treinadores, fãs, amigos e familiares”, escreveu o veterano.
Ao longo de sua trajetória como profissional, que durou 16 anos, Claudio Hannibal somou 14 vitórias e quatro derrotas no MMA.