Siga-nos
Louis Grasse/PXImages

MMA

Ex-campeão peso-galo do UFC, TJ Dillashaw anuncia aposentadoria do MMA

Um dos grandes nomes da história do Ultimate pendurou as luvas nesta segunda-feira (5). Ex-campeão peso-galo (61 kg) da liga de MMA mais famosa do mundo, TJ Dillashaw optou em encerrar sua vitoriosa trajetória na modalidade. A decisão de se aposentar foi apresentada ao UFC pelo empresário do atleta, Tiki Ghosn. 

A informação foi dada em primeira mão pelo criador de conteúdo Michael Wonsover e confirmada pela ‘ESPN’ americana. De acordo com o portal, a gravidade da lesão no ombro e, consequentemente, o extenso tempo de recuperação, teriam motivado TJ a dar um ponto final em sua carreira.

No último mês, Dillashaw passou por uma cirurgia na região, após disputar o título até 61 kg contra Aljamain Sterling e ter o ombro deslocado diversas vezes ao longo do combate. A lesão, porém, que originalmente afastaria o americano por cerca de um ano do esporte, parece ser ainda mais grave do que inicialmente previsto – com, inclusive, a possível necessidade de uma nova intervenção cirúrgica no agora ex-lutador.

Apontado por boa parte dos fãs e especialistas como o melhor peso-galo da história do MMA, Dillashaw reinou na divisão até 61 kg do UFC em duas oportunidades. Em 2014, o americano derrotou o brasileiro Renan Barão para assegurar o título pela primeira vez. Três anos depois, TJ nocauteou Cody Garbrandt, seu maior rival, para recobrar o reinado dos galos para si.

A carreira do prendado atleta, porém, foi freada após o flagra de doping junto à USADA. Em 2019, quando desceu para o peso-mosca (57 kg) e tentou se tornar bicampeão, TJ testou positivo para ‘eritropoietina’ (EPO), substância proibida pela agência reguladora americana, e pegou uma suspensão de dois anos do esporte.

Retirado oficialmente do ranking do UFC na mais recente atualização do site da empresa, Dillashaw pendura as luvas com um cartel como profissional composto por 17 vitórias e cinco derrotas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em MMA