MMA

Ex-campeão do UFC, St-Pierre surpreende com revelação: “Odeio lutar. É insuportável”

O fato de ter enorme aptidão para uma atividade não necessariamente faz com que você tenha prazer ao exercê-la. Pelo menos é o que indica Georges St-Pierre, ex-campeão peso-meio-médio (77 kg) e peso-médio (84 kg) do UFC. Amplamente apontado como um dos maiores lutadores de todos os tempos, o canadense admite agora, já aposentado, que lutar não estava na sua lista de ocupações favoritas.

Em entrevista ao podcast ‘The Complex Sports’, St-Pierre pegou a comunidade do MMA de surpresa ao revelar que não simpatizava com a atividade que exerceu profissionalmente durante anos. A justificativa para sua afirmação, de acordo com ele, tem ligação direta com as questões psicológicas características dos esportes de combate, motivadas pelo temor quanto às possíveis derrotas e lesões. A contrapartida da glória conquistada através de suas vitórias, no entanto, seria a motivação por trás da longa carreira construída por ele, tendo em vista sua aversão inicial à modalidade.

“Eu não gosto de lutar. Eu odeio isso. É insuportável. O sentimento de estresse. Não saber se você vai ser humilhado ou se vai se machucar. É muito difícil”, contou ‘GSP’, antes de creditar sua longa e bem-sucedida carreira no MMA ao seu senso de competitividade.

“Mas quando você vence uma luta, vale mesmo a pena. Quanto maior o risco, maior a recompensa. Então, foi por isso que eu fiz. Não porque eu amo lutar. Eu amo ganhar”, finalizou o ex-campeão do UFC.

Aos 39 anos de idade, Georges St-Pierre não compete desde novembro de 2017, quando derrotou Michael Bisping e conquistou o cinturão dos médios do UFC. Pela organização, o canadense reinou absoluto como campeão dos meio-médios durante anos, além de ter sido incluído no Hall da Fama, em 2020, um ano após anunciar sua aposentadoria oficialmente. Ao todo em sua carreira, ‘GSP’ somou 26 vitórias e apenas duas derrotas, em cerca de 15 anos na ativa.

Matérias Recentes

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja desloca o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025