MMA

Evento de MMA inaugura luva que mede força dos golpes em tempo real; entenda

Na noite desta quarta-feira (9), no ‘Clube AABB’, no Rio de Janeiro, foi lançada uma inovação que pode revolucionar a forma como os fãs consomem esportes de combate. Uma luva tecnológica que mede a força dos golpes dos lutadores em tempo real foi colocada para testes. A novidade, desenvolvida pela cerveja Spaten, utilizada com sucesso entre os atletas que participaram da 13ª edição do evento ‘Martial Arts Championship’, tende a trazer uma nova experiência aos torcedores apaixonados pelas lutas.

Criada para ser utilizada em luvas de MMA de 4 onças, a tecnologia ‘Punch Pay’ nasceu de uma percepção de Spaten, em parceria com Gut Agency, e foi criada pela ‘20dash’. Com uma espécie de chip de 3cm inserido no equipamento, também denominado ‘acelerômetro’, é possível registrar em tempo real a potência dos golpes dos atletas. Na 13ª edição do ‘MAC’, todas as vezes que um ataque ultrapassou a marca de 120kgf (quilograma-força), um cupom da Spaten foi liberado ao vivo durante a transmissão oficial do evento.

E logo no evento teste, momentos impactantes ajudaram a promover ainda mais a implementação da tecnologia. Destaque para a luta principal da noite. Com um nocaute avassalador via cruzado de esquerda, Fabio ‘Gigante’ derrotou Marcos ‘Vuvuzela’ e conquistou o cinturão peso-mosca (57 kg) da organização. O golpe que definiu o confronto, inclusive, foi um dos mais potentes do card. Um dos responsáveis por confeccionar a inovadora luva, Denis Shirazi explicou em entrevista exclusiva à Ag Fight que o equipamento não interfere em nada no decorrer dos combates.

“A luva é normal. Uma das principais preocupações que a gente teve é que o chip não pode interferir na luta. Não pode machucar o adversário, não pode atrapalhar o lutador. Então a gente desenvolveu um chip muito pequeno, que é um ‘acelerômetro’. Ele pega a velocidade de um soco, do movimento. Daí a gente consegue ter ‘força G’. E disso a gente consegue saber a potência daquele soco. A gente tem uma comunicação via bluetooth super rápida, então os dados já são passados em tempo real, sem atraso nenhum. Uma máquina vai processar e vai direto para a transmissão”, esclareceu Denis.

Inovação segue tendência de outros esportes

Durante a 13ª edição do Martial Arts Championship, um pontapé inicial foi dado em direção ao futuro. Trazer dados em tempo real da disputa do mais alto rendimento é uma tendência cada vez maior nos esportes ao redor do mundo, como no futebol, tênis e vôlei. Nos esportes de combate, porém, essa ideia ainda é embrionária.

“É uma tecnologia que vem para ficar, que entendo que vai ter em todos os eventos de luta no mundo em um futuro próximo. O esporte está cada vez mais perto do público, sendo transmitido bastante para o público. E cada vez mais a gente tem que ter informação para o público do que está acontecendo. Por exemplo, no tênis você já vê a velocidade da bolinha. Em outros esportes você tem um monte de tecnologia. E trazer isso para o MMA, para as lutas em geral, é informar o que está acontecendo. E o principal é o soco, é o que a gente quer ver. Essa inovação tem tudo para trazer mais o público para perto da luta e do que está acontecendo”, projetou Shirazi.

Estilo Spaten de ser forte

O lançamento da tecnologia ‘Punch Pay’ é mais uma das iniciativas de Spaten para se consolidar no mundo dos esportes de combate. Em 2024, a marca entrou no território das artes marciais de olho em fomentar um legado de impacto no ramo a longo prazo. Com seu incentivo ao esporte, não demorou muito para que Spaten fechasse uma parceria emblemática e se tornasse a cerveja oficial do UFC no Brasil.

Além da união com o maior evento de MMA do mundo em território nacional, a cervejaria também promoveu seu próprio card em junho de 2024. Em show que marcou a despedida de Anderson Silva do mundo das lutas em solo brasileiro, a marca desenvolveu o chamado ‘Spaten Fight Night’, que, além de ‘Spider’, reuniu grandes nomes dos esportes de combate, como Chael Sonnen, Esquiva Falcão, Hebert Conceição e Bia Mesquita.

Cinco meses depois, em novembro de 2024, Spaten ampliou seus horizontes e se consolidou com a cerveja do mundo das lutas ao participar do aguardado confronto entre Mike Tyson e Jake Paul, nos EUA. Um dos eventos esportivos de maior repercussão global dos últimos tempos, o ringue de boxe do show no Texas (EUA) estava estampado com a marca da cerveja alemã criada em 1397, que firmou uma parceria comercial com a Netflix, gigante do streaming que transmitiu o duelo entre o lendário pugilista e o popular youtuber.

Confira abaixo todos os resultados do ‘MAC’ 13:

MMA Profissional: Fabio ‘Gigante’ Henrique venceu Marcos ‘Vuvuzela’ por nocaute no primeiro round
Submission: Luiz ‘Filipinho’ Araújo venceu Lucas Laet por decisão do árbitro central
MMA Profissional: Taffarel Brasil venceu Lucas ‘Boyka’ Araújo por decisão dividida
Submission: Leonardo ‘Chocolate’ Nascimento venceu Victor ‘Muralha’ Hugo por decisão árbitro central
MMA Profissional: Derick Borges venceu Alexandre dos Santos Junior por decisão unânime
MMA Profissional: Davi Chueng venceu Cristiano Rick Carvalho por nocaute técnico no segundo round
MMA Profissional: Danilo ‘Bambam’ Marques venceu Cauê Santos no terceiro round por desistência do rival
MMA Amador: Amanda Rafaela venceu Mariane Santos por finalização no segundo round
MMA Amador: Jonatas Machado venceu Pedro Catalano por decisão unânime

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Ambicioso! Vinícius LokDog revela plano para se tornar campeão do UFC em 2026

Em março de 2024, Vinícius Oliveira fazia sua estreia no Ultimate apresentando um belo cartão…

06/02/2026

Ketlen Esquentadinha exalta recepção na academia de Amanda Ribas: “Minha segunda casa”

Depois de sofrer duas derrotas por decisão dividida dos juízes em sequência, Ketlen Souza decidiu…

06/02/2026

Bruna Brasil busca primeira sequência positiva com vitória no UFC Vegas 113

Neste sábado (7), no ‘Meta Apex’, em Las Vegas (EUA), Bruna Brasil terá a oportunidade…

06/02/2026

Hall da Fama do UFC questiona “fome” de Do Bronx e aposta em vitória de Holloway

Ex-campeão peso-leve (70 kg) e dono de múltiplos recordes históricos do UFC, como o de…

06/02/2026

Equipe nova! Eduarda Ronda aposta em evolução com treinos ao lado de Virna Jandiroba

Ainda buscando se consolidar na elite do peso-mosca (57 kg) após iniciar sua trajetória no…

06/02/2026

Jean Matsumoto prevê entrada no ranking com vitória sobre rival invicto no UFC Vegas 113

Uma das maiores promessas da nova geração de atletas do MMA nacional, Jean Matsumoto possui…

06/02/2026