No último sábado (26), Ilia Topuria nocauteou Max Holloway na luta principal do UFC 308. E, além de ampliar sua invencibilidade no MMA e defender o cinturão dos pesos-penas (66 kg), o campeão entrou de vez na briga pelo posto de ‘Lutador do Ano’. Seu principal concorrente é Alex Poatan que, antes do card sediado em Abu Dhabi (EAU), era apontado com unanimidade como o principal destaque da temporada. Mas Daniel Cormier, uma das vozes mais influentes do ramo, opinou que, em sua visão, ‘El Matador’ já superou os feitos do striker brasileiro em 2024.
Através de seu próprio canal no Youtube, o ex-lutador e atual comentarista reconheceu a ótima temporada de Poatan. No entanto, para dar seu parecer final, Cormier citou o nível de enfrentamento para justificar seu posicionamento em favor de Topuria. Afinal de contas, o georgiano naturalizado espanhol nocauteou dois dos maiores pesos-penas da história em rodadas consecutivas: Alexander Volkanovski e Max Holloway,
“A conversa sobre o Lutador do Ano parecia encerrada. O Alex Pereira era o cara, o Lutador do Ano, sem sombra de dúvidas. Esse não é (mais) o caso. Acho que essas duas vitórias (do Topuria) separadamente são tão boas quanto quaisquer outras duas vitórias que alguém pode ter, sem desrespeito ao Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree. Topuria acabou de vencer os dois melhores lutadores da geração anterior, mas que ainda estão nessa geração, porque são ambos jovens. Ele acabou de vencer dois dos melhores pesos-penas da história. Existem apenas três (GOATs dos penas) e ele venceu dois deles em um ano. Ilia Topuria é o Lutador do Ano. E, na minha opinião, não há perguntas a serem feitas. Paul Felder me disse que seria como se Alex lutasse com Jon Jones e comigo nos nossos auges e nocauteasse nós dois no mesmo ano. E sendo sincero, não sei se ele poderia ter feito isso. O Ilia acabou de fazer”, opinou ‘DC’.
Compare os feitos da dupla
Com o cinturão dos meio-pesados (93 kg) em posse na virada de 2023 para 2024, Poatan se manteve ativo nesta temporada e realizou três defesas de título bem-sucedidas no menor tempo já registrado no UFC – 175 dias – superando o antigo recorde que era de 189 dias e pertencia a Ronda Rousey. Além disso, o striker brasileiro nocauteou seus três oponentes neste período: Jamahal Hill em abril, Jiri Prochazka em junho e Khalil Rountree Jr em outubro – com todos esses combates liderando cards numerados da empresa.
Topuria, por sua vez, lutou apenas duas vezes em 2024. Entretanto, já começou o ano em grande estilo, nocauteando Alexander Volkanovski em fevereiro e se tornando o mais novo campeão dos pesos-penas (66 kg). Invicto no MMA profissional, El Matador voltou a se testar contra outra lenda da categoria em outubro e o desfecho foi o mesmo. Com um feito inédito, Ilia se tornou o primeiro oponente a conseguir nocautear Holloway na carreira, realizando, assim, sua primeira defesa de título de seu reinado. Os critérios e preferências dos fãs são subjetivos e particulares, mas Poatan e Topuria devem brigar pelo prêmio de Lutador do Ano pelo que fizeram nesta temporada.
Dana White dividido
O debate sobre o tema ainda promete dar pano para a manga, com outras figuras do ramo eventualmente dando seus pitacos. Uma das mais influentes, inclusive, já foi questionada sobre o assunto. Logo após o UFC 308, durante a coletiva de imprensa, Dana White foi perguntado sua visão sobre quem deveria ser o agraciado com o prêmio de Lutador do Ano. Em cima do muro, o presidente do Ultimate evitou cravar um favorito, mas destacou o mérito de Topuria e Poatan na temporada, reforçando que fatalmente um dos dois será o grande vencedor.