MMA

Cigano vence Werdum e se credencia para disputar cinturão do MMA sem luvas

Depois de 15 anos de espera, os fãs voltaram a ver os brasileiros Fabrício Werdum e Junior Cigano medirem forças no cage do ‘Gamebred Fighting Championship’. Desta vez, no entanto, a disputa foi realizada nas regras do MMA sem luvas, mas o resultado foi praticamente o mesmo: ao contrário do nocaute no primeiro encontro, a vitória veio por decisão dividida.

Nesta sexta-feira (8), assim como no primeiro duelo, que aconteceu no UFC 90, em 2008, Cigano foi melhor e estabeleceu sua supremacia diante do rival. O triunfo por pontos, por sinal, encerrou a má fase que acompanhava sua carreira – aos 39 anos, o catarinense acumulava cinco derrotas seguidas no MMA.

A disputa foi mais travada do que o esperado e chegou a ser vaiada pelo público que acompanhava o evento no ginásio da cidade de Jacksonville (EUA). Mais rápido e jogando de forma cautelosa, Cigano levou a melhor em todos os assaltos e se defendeu bem contra as investidas do oponente. Com o resultado, o peso-pesado se credencia para disputar o cinturão da categoria em sua próxima apresentação, possivelmente no primeiro trimestre da temporada 2024.

Sete anos mais velho, Werdum, por sua vez, voltou a competir após voltar atrás em seu anúncio de aposentadoria das artes marciais mistas. Em sua última apresentação até então, um polêmico ‘No Contest’ contra Renan ‘Problema’, na PFL, parecia ter encerrado o cenário competitivo do ‘Vai Cavalo’.

A luta

O primeiro assalto começou estudado. Cautelosos, os atletas estudaram o melhor momento para atacar e arriscaram poucos ataques de longa distância nos primeiros minutos. Com o decorrer das ações, porém, Cigano conectou alguns socos e balançou o rival, que terminou com um sangramento no olho direito. Cigano 10 x 9 Werdum.

Mais rápido e ágil, Cigano passou o segundo assalto inteiro jogando no contra-ataque. Com jabs precisos e chutes baixos na perna, além de uma boa defesa de quedas, o catarinense minou Werdum sem se arriscar. Nova vitória parcial! Cigano 20 x 18 Werdum.

A terceira e última etapa contou com o excesso de cautela de Cigano. Caminhando para trás, o ex-campeão do UFC apostou em seus jabs e esquivas para frustrar Werdum. Ciente da necessidade de reverter o cenário desfavorável, o ‘Vai Cavalo’ buscou mais o combate, mas pouco pôde fazer. Cigano 30 x 27 Werdum.

Matérias Recentes

Irmão de Kamaru Usman recebe 30 meses de suspensão por doping antes do UFC Rio

Em meados de outubro de 2025, Mohammed Usman foi retirado do UFC Rio às vésperas…

16/01/2026

Ultimate confirma Bruno Bulldog vs Lone’er Kavanagh no UFC Vegas 114

O UFC oficializou um confronto direto entre atletas ranqueados da divisão dos moscas (57 kg)…

16/01/2026

Chama? Renato Moicano faz campanha para Alex Poatan “salvar” card do UFC 324

Classificado por Dana White como “o maior combate feminino de todos os tempos”, a superluta…

16/01/2026

Dana White aponta Jon Jones como empecilho para superluta com Poatan na Casa Branca

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Jon Jones segue no imaginário dos…

15/01/2026

Veto! Dana White revela desinteresse por McGregor vs Chandler no UFC Casa Branca

A volta de Conor McGregor ao MMA profissional é um assunto repleto de incertezas. Mas…

15/01/2026

Emocionada, Kayla Harrison se pronuncia após cirurgia que adiou luta contra Amanda Nunes

Kayla Harrison se pronunciou pela primeira vez após a oficialização do adiamento de seu aguardado…

15/01/2026