Em dezembro de 2025, Cristiane Justino finalizou a até então invicta Sara Collins para defender de forma bem-sucedida o cinturão peso-pena (66 kg) da PFL. Mas o que mais chamou a atenção, à época, não foi o resultado do combate, e sim o desafio inusitado proposto pela brasileira. Aos 40 anos e de olho em confrontos de grande magnitude para encerrar a carreira, ‘Cyborg’ sugeriu um embate contra a campeã peso-mosca (57 kg) Dakota Ditcheva. Após quase um mês, a striker inglesa e estrela da ‘Professional Fighters League’ enfim repercutiu o assunto.
Em recente participação no programa ‘The Ariel Helwani Show’, Dakota admitiu que ficou surpresa com o pedido de Cyborg, já que ambas competem com quase 10 kg de diferença entre si. Para tornar o duelo mais palpável, a brasileira sugeriu um peso-casado de 61 kg. E por mais que não descarte a possibilidade, a inglesa de 27 anos frisou que seria uma disputa pouco provável até por conta de um eventual árduo corte de peso por parte da striker curitibana.
“Aquele momento da Cyborg (me desafiando) foi uma loucura para mim. Na verdade, fiquei honrada por ela ter me mencionado, mas simplesmente não me pareceu fazer muito sentido agora. Se a Cyborg conseguisse bater 61 kg, e me desse um tempo. Não sou uma peso-mosca grande. Então teria que ganhar muita força. Mas eu aceitaria se ela ao menos estivesse próxima de 61 kg. Me paguem uma boa grana e com certeza estou dentro. Como todo respeito, ela não está dando essa luta, eu que estou. Com certeza seria eu que venderia mais essa luta. Seria uma superluta, mas precisa de mim para torná-la grande. Ela está me desafiando. Está me escolhendo. Ela precisa de mim”, opinou Dakota.
Duelo possível?
Apesar de atrativo para os fãs, o embate entre Cris e Dakota precisa passar por algumas etapas para ficar mais perto de se consolidar. A primeira delas passa pela promissora ‘Dangerous’, como a inglesa é conhecida, manter seu ‘hype’ e invencibilidade no MMA. Normalmente, Ditcheva tem problemas de encontrar oponentes à altura no plantel da PFL. Em novembro de 2024, Dakota nocauteou a brasileira e ex-desafiante ao cinturão do UFC Taila Santos com certa facilidade.
Neste cenário, Cyborg poderia despontar como uma opção bastante comercial e impactante para suprir a ausência de desafios que irão, de fato, testar os limites de Dakota. Neste panorama, caso os astros se alinhem e as atletas aceitem duelarem no peso-casado, que no caso seria o peso-galo, o corte de massa de Cyborg poderia se tornar um aspecto considerável na realização da luta. Apesar de alegar que, aos 40 anos, está naturalmente mais leve, Cris sempre teve porte grande até mesmo para a divisão até 66 kg. Desta forma, antes mesmo de encarar Dakota, a brasileira teria que travar uma batalha contra a balança.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok