Na última terça-feira (23), a ESPN divulgou uma lista com os melhores lutadores de MMA do século XXI. E a mesma eleição também foi feita entre as atletas do MMA feminino. E, se entre os homens o Brasil contou com apenas um representante – Anderson Silva, na terceira posição -, entre as mulheres, o domínio do ranking foi 100% verde-amarelo com a dupla formada entre Amanda Nunes e Cris Cyborg.
Única mulher a conquistar dois cinturões em categorias de peso diferentes dentro do UFC, a ‘Leoa’ é a primeira colocada da listagem. Ex-campeã peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg) do Ultimate, Amanda dominou o MMA feminino e desbancou boa parte das atletas presentes no top 10 para consolidar seu posto de ‘GOAT’ da modalidade. Logo atrás da baiana vem outra brasileira: Cris Cyborg.
Única lutadora a se tornar campeã de quatro grandes organizações de MMA do planeta – UFC, Strikeforce, Bellator e Invicta -, a striker curitibana segue competindo no mais alto nível, mesmo aos 39 anos. Com seu estilo agressivo e poder de nocaute, Cyborg se tornou também uma das mulheres mais temidas do esporte. Com aventuras bem-sucedidas também no boxe, Cris aguarda seu próximo desafio no MMA, de olho também no cinturão da PFL, que hoje pertence a Larissa Pacheco.
Ronda completa o pódio
A terceira colocada da pesquisa da ESPN é Ronda Rousey. Apontada como a maior pioneira e responsável pela popularização da modalidade, a ex-judoca marcou época no UFC, onde se sagrou campeã peso-galo, finalizando boa parte de suas oponentes. Na reta final de sua trajetória na modalidade, ‘Rowdy’ sofreu dois nocautes em sequência, contra Holly Holm e Amanda Nunes, que a fizeram abandonar o esporte.
Confira a lista completa do top 10 abaixo:
1- Amanda Nunes
2- Cris Cyborg
3- Ronda Rousey
4- Valentina Shevchenko
5- Joanna Jedrzejczyk
6- Rose Namajunas
7- Weili Zhang
8- Miesha Tate
9- Megumi Fujii
10- Holly Holm