Jiu-jitsu

Gordon Ryan polemiza sobre esteroides no grappling: “Todos usam”

Principal estrela do grappling na atualidade, Gordon Ryan causou polêmica nas redes sociais neste final de semana. Através da ferramenta ‘stories’ na sua página oficial no ‘Instagram’ (veja abaixo), o faixa-preta de jiu-jitsu reforçou sua reclamaçao sobre o suposto uso ilegal de óleo no corpo por parte de Nick Rodriguez, seu rival na disputa realizada no ‘UFC Fight Pass Invitational 3’, realizado na última quinta-feira (15), em Las Vegas (EUA), e minimizou as acusações sobre o uso de PEDs (substâncias para aumento de performance).

Mas, ao invés de negar o uso das drogas para aumento de performance, o americano afirmou que o uso das mesmas é comum entre todos os atletas no grappling, sem excluir seu nome da lista. Vale destacar que nos torneios da modalidade não existem testes para controle antidoping. Por isso, na visão de Gordon Ryan, o fato de um lutador competir sob o efeito de PEDs não pode ser comparado ao uso de óleo no corpo durante uma disputa, já que este sim é proibido por regra nas competições.

Apesar da reclamação sobre o uso ilegal de óleo por parte de seu adversário, Gordon Ryan superou Nick Rodriguez, seu antigo companheiro de treinos, na superluta do ‘UFC Fight Pass Invitational 3’. Depois de 20 minutos, em uma regra na qual não existe a contagem de pontos, os atletas protagonizaram três prorrogações (o máximo previsto neste evento). E ao final do cronograma, Gordon venceu devido ao critério de desempate, que o beneficiou pelo fato dele ter escapado das tentativas de finalização do rival mais rapidamente.

Confira a declaração de Gordon Ryan:

“Caso alguém tenha percebido, teve uma razão para eu ter usado uma rash guard de manga longa na final do ADCC e uma de manha curta no restante das lutas. Para o Fight Pass, eu não tive essa opção. E parem de reclamar sobre essa coisa de ‘PEDs vs Óleo’.

PEDs são permitidos no nosso esporte e é por isso que todos (até mesmo os que mais falam contra publicamente… vimos isso recentemente) fazem uso deles. Passar óleo no corpo, por outro lado, sempre foi ilegal. Se você não tem certeza sobre os efeitos do uso de óleo eu recomendo que você use na academia para ver o quão impossível é fazer bom jiu-jitsu assim.

Passe óleo em você e tente treinar com alguém que normalmente tem pegadas justas enquanto você transpira. Você vai entender”.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025