Jiu-jitsu

Aposentado do MMA, Georges St-Pierre volta à ativa em evento de jiu-jitsu do UFC

Sem lutar desde 2017, Georges St-Pierre deve voltar às competições em dezembro desta temporada, mas não pelo MMA. Nesta quinta-feira (6), o ex-campeão meio-médio (77 kg) e peso-médio (84 kg) do Ultimate teve sua participação no evento de grappling ‘UFC Fight Pass Invitational‘, sediado em Las Vegas (EUA), anunciada pela organização presidida por Dana White, responsável também pelo torneio de jiu-jitsu sem quimono.

A edição de dezembro será a sexta promovida pelo UFC – a expectativa é de que a quinta seja realizada em setembro deste ano. Apesar da novidade anunciada durante a coletiva, que contou com a presença da equipe de reportagem da Ag Fight, o adversário de ‘GSP’ não foi revelado.

“Já competi no wrestling e no jiu-jitsu e são competições muito sérias, mas o risco é mínimo. O jiu-jitsu é um esporte acessível para todo mundo. A chance de lesão é reduzida. É um esporte que podemos fazer por um período maior sem afetar a nossa saúde“, ressaltou o atleta canadense.

Georges St-Pierre, atualmente com 42 anos, é considerado por muitos como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. O canadense foi campeão dos meio-médios do UFC em duas ocasiões e na segunda, que durou de 2008 a 2013, acumulou uma longa sequência invicta, com nove defesas de título bem-sucedidas – a maior marca na história da companhia.

Após um hiato de quatro anos na carreira, St-Pierre voltou ao octógono mais famoso do mundo para uma nova disputa de título, desta vez na categoria dos médios (84 kg). Diante do inglês Michael Bisping, na luta principal do UFC 217, em Nova York (EUA), no dia 4 de novembro de 2017, ‘GSP’ conquistou o cinturão até 84 kg da entidade com uma vitória por finalização – cinta esta que o mesmo deixaria vaga apenas 34 dias depois, por conta de um problema de saúde que o afastou das competições.

Grappler de alto nível

Apesar de ter iniciado sua trajetória nas artes marciais no caratê, ‘GSP’ também se notabilizou durante sua carreira no MMA por um jogo de grappling de alto nível. Bastante eficiente no wrestling, modalidade na qual chegou a flertar com uma participação olímpica representando o Canadá, St-Pierre também é um faixa-preta de jiu-jitsu de qualidade, com seis de suas 26 vitórias na carreira vindo através de finalizações.

Evento virou reduto de grandes lendas do MMA

O evento – UFC Fight Pass Invitational – é o mesmo que teve em sua mais recente edição a primeira participação do brasileiro Glover Teixeira em uma competição após se aposentar do MMA. Na ocasião, o ex-campeão meio-pesado (93 kg) do UFC derrotou o americano Anthony Smith, ex-desafiante ao cinturão até 93 kg do Ultimate, por pontos.

Matérias Recentes

Valter Walker enfrenta lutador sem pernas em luta de grappling no Karate Combat

O que parecia ter começado como mais uma brincadeira do brasileiro Valter Walker vai, ao…

28/12/2025

Diego Lopes abre o jogo e revela segredo por trás de queixo duro

Escalado para desafiar Alexander Volkanovski pelo cinturão peso-pena (66 kg) no UFC 325, na Austrália,…

28/12/2025

Israel Adesanya surpreende e revela torcida por ex-rival Alex Poatan

Uma das maiores rivalidades dos esportes de combate nos últimos tempos parece ter realmente ficado…

28/12/2025

Makhachev escala seleção russa e aposta no título em hipotética Copa do Mundo de MMA

Apesar de oficialmente não haver, de fato, uma competição entre países no MMA, existe uma…

28/12/2025

Filho e Pokémon! Charles Do Bronx aproveita recesso para fazer novas tatuagens; veja

O recesso de fim de ano do UFC é o momento em que muito lutadores…

28/12/2025

Diego Lopes explica relação com Jean Silva: “Não quero amizade”

O relacionamento de dois dos principais nomes do MMA brasileiro na atualidade parece não ter…

27/12/2025