Jiu-jitsu

Aposentada do MMA, Cláudia Gadelha volta a competir no jiu-jitsu

Aposentada desde dezembro de 2021, Cláudia Gadelha voltou às competições neste sábado (5). No entanto, retorno da ex-desafiante ao título peso-palha (52 kg) do UFC não foi no MMA, mas, sim, no jiu-jitsu – sua arte marcial de origem.

Mesmo após pendurar as luvas, Cláudia não se afastou completamente do mundo das lutas, e atualmente se dedica ao trabalho de desenvolver jovens talentos junto ao UFC, além das aulas de jiu-jitsu. Mas, aparentemente, a adrenalina de entrar no tatame em uma competição novamente – apesar da derrota – pode ter acendido uma chama que estava adormecida dentro da lutadora.

Depois de competir no San Diego Summer Open, da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), Cláudia Gadelha conversou com o perfil ‘Jiu-Jitsu in Frames’, do ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui) e explicou sua decisão de voltar a competir. A ex-atleta do UFC ainda deixou em aberto a possibilidade de vestir novamente o quimono em algum torneio no futuro.

“É uma mistura de emoções. Eu dei a volta no mundo. Comecei no jiu-jitsu, fui para o MMA, lutei entre as melhores do mundo no MMA, fui número 1 do ranking por vários anos, lutei pelo título, fiz várias coisas no MMA. Aposentei do MMA, comecei a dar aula de jiu-jitsu, me deu vontade de vir aqui e competir. Meus alunos estão aqui competindo e me deu vontade de vir competir. Meus alunos (foram a motivação). Meus alunos estão super interessados em competir e eu quero estar nesse fervo com eles como líder”, explicou a faixa-preta, antes de abrir as portas para voltar a competir no jiu-jitsu no futuro.

“Claro que eu estava esperando vencer, mas não aconteceu. Mas eu gosto dessa sensação. Então, provavelmente vocês vão me ver de volta. Eu estou fazendo várias coisas interessantes na minha vida. Minha vida mudou bastante. Eu trabalho no UFC hoje, trabalho desenvolvendo atletas. Mas essa sensação de estar aqui dentro não tem igual. Não tem como você traduzir essa sensação para qualquer outra situação da vida”, afirmou.

Carreira de Cláudia Gadelha

Faixa-preta de jiu-jitsu, Cláudia Gadelha competiu na arte suave e no MMA, modalidade na qual estreou em 2008 e se aposentou em 2021. Nas artes marciais mistas, a potiguar construiu um cartel de 18 vitórias, sete delas por finalização, e cinco derrotas. A lutadora foi uma das primeiras contratações do UFC quando o evento abriu as portas para as mulheres e competiu por seis anos na organização, chegando a disputar o cinturão peso-palha da liga em 2016, quando acabou derrotada por Joanna Jedrzejczyk.

Matérias Recentes

Luto! Pioneiro no UFC e ‘vítima’ de Royce Gracie, Art Jimmerson morre aos 61 anos

O mundo das artes marciais acordou de luto nesta quinta-feira (9) com a triste notícia…

09/05/2024

Luta de boxe entre Jorge Masvidal e Nate Diaz muda de data e local, diz site

Originalmente marcada para acontecer no dia 1º de junho, na cidade de Inglewood, próxima a…

09/05/2024

Anthony Smith rebate críticas após aceitar desafio de Poatan: “Não foi minha ideia”

Depois de defender com sucesso seu título dos meio-pesados (93 kg) no UFC 300, em…

09/05/2024

Confiante! Medalhista olímpico, gigante cubano mira disputa de título no UFC em 2025

Apesar dos 35 anos de idade, Robelis Despaigne pode ser considerado um novato nas artes…

09/05/2024

Confiança em dia! Zé Colmeia promete vitória sobre Derrick Lewis no UFC St Louis

Neste sábado (11), Rodrigo Nascimento vai enfrentar o maior desafio de sua carreira até o…

09/05/2024

Pantoja de olho! UFC encaminha Mokaev vs Kape, duelo que pode definir desafiante ao título

Recentemente oficializado para o dia 27 de julho, o UFC 304 aparentemente ganhou sua primeira…

09/05/2024