Jiu-jitsu

Aposentada do MMA, Cláudia Gadelha volta a competir no jiu-jitsu

Aposentada desde dezembro de 2021, Cláudia Gadelha voltou às competições neste sábado (5). No entanto, retorno da ex-desafiante ao título peso-palha (52 kg) do UFC não foi no MMA, mas, sim, no jiu-jitsu – sua arte marcial de origem.

Mesmo após pendurar as luvas, Cláudia não se afastou completamente do mundo das lutas, e atualmente se dedica ao trabalho de desenvolver jovens talentos junto ao UFC, além das aulas de jiu-jitsu. Mas, aparentemente, a adrenalina de entrar no tatame em uma competição novamente – apesar da derrota – pode ter acendido uma chama que estava adormecida dentro da lutadora.

Depois de competir no San Diego Summer Open, da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), Cláudia Gadelha conversou com o perfil ‘Jiu-Jitsu in Frames’, do ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui) e explicou sua decisão de voltar a competir. A ex-atleta do UFC ainda deixou em aberto a possibilidade de vestir novamente o quimono em algum torneio no futuro.

“É uma mistura de emoções. Eu dei a volta no mundo. Comecei no jiu-jitsu, fui para o MMA, lutei entre as melhores do mundo no MMA, fui número 1 do ranking por vários anos, lutei pelo título, fiz várias coisas no MMA. Aposentei do MMA, comecei a dar aula de jiu-jitsu, me deu vontade de vir aqui e competir. Meus alunos estão aqui competindo e me deu vontade de vir competir. Meus alunos (foram a motivação). Meus alunos estão super interessados em competir e eu quero estar nesse fervo com eles como líder”, explicou a faixa-preta, antes de abrir as portas para voltar a competir no jiu-jitsu no futuro.

“Claro que eu estava esperando vencer, mas não aconteceu. Mas eu gosto dessa sensação. Então, provavelmente vocês vão me ver de volta. Eu estou fazendo várias coisas interessantes na minha vida. Minha vida mudou bastante. Eu trabalho no UFC hoje, trabalho desenvolvendo atletas. Mas essa sensação de estar aqui dentro não tem igual. Não tem como você traduzir essa sensação para qualquer outra situação da vida”, afirmou.

Carreira de Cláudia Gadelha

Faixa-preta de jiu-jitsu, Cláudia Gadelha competiu na arte suave e no MMA, modalidade na qual estreou em 2008 e se aposentou em 2021. Nas artes marciais mistas, a potiguar construiu um cartel de 18 vitórias, sete delas por finalização, e cinco derrotas. A lutadora foi uma das primeiras contratações do UFC quando o evento abriu as portas para as mulheres e competiu por seis anos na organização, chegando a disputar o cinturão peso-palha da liga em 2016, quando acabou derrotada por Joanna Jedrzejczyk.

Matérias Recentes

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024

Emocionado, Brendson Ribeiro comemora primeira vitória no UFC: “Realizei meu sonho”

Brendson Ribeiro encerrou a má fase na carreira. No UFC Canadá, evento realizado no último…

04/11/2024

Mike Tyson admite que confundiu Hasbulla com um bebê; entenda

Uma das cenas mais inusitadas do mundo das lutas finalmente foi explicada. No ano passado,…

04/11/2024

Oficial! Max Holloway anuncia subida permanente aos pesos-leves do UFC

No fim de outubro, na luta principal do UFC 308, Max Holloway viveu uma experiência…

04/11/2024