Mesmo com uma possível luta contra Movsar Evloev encaminhada para o UFC 307, em outubro, Aljamain Sterling deu uma pausa no seu camp de preparação para se testar mais uma vez no grappling. Na última quinta-feira (25), o ex-campeão peso-galo (61 kg) do Ultimate entrou em ação no ‘Pit Submission Series 7’, do ‘Karate Combat’, e venceu seu duelo contra o neozelandês Jay-Jay Wilson, lutador do Bellator.
Principal atração da 7ª edição da liga de luta agarrada do ‘Karate Combat’, o equilibrado combate entre ‘Aljo’ e Jay-Jay foi vencido pelo ex-campeão do UFC apenas nos segundos finais da disputa. Depois de terminar o tempo regulamentar sem uma definição, a peleja foi para a prorrogação, onde Sterling conquistou a vitória, de virada, por pontos.
A luta
Logo no início do duelo, Jay-Jay Wilson mostrou qual seria sua estratégia para o confronto, ao puxar para a guarda. Mais habilidoso no jiu-jitsu, o neozelandês se movimentou bem de costas para o chão e obrigou Aljamain Sterling a manter uma postura mais defensiva, a fim de evitar cometer algum erro ou dar alguma brecha que pudesse colocá-lo em perigo.
Com o passar do tempo, o ex-campeão do UFC se soltou no combate e passou impor também seu jogo típico de wrestlers. Apesar das tentativas de finalização de ambas as partes, o tempo regulamentar do confronto se encerrou sem um ganhador. Após um breve descanso, os atletas voltaram para o ‘pit’ de competição para disputar a prorrogação, na qual era necessário que um dos lutadores fizesse dois pontos para sair com a vitória.
Depois de sofrer uma queda, Sterling passou grande parte dos três minutos extras correndo atrás do placar. Restando poucos segundos para o fim, após Wilson puxar para a guarda para travar o rival, o ex-campeão do UFC, na base da vontade, conseguiu quebrar a guarda, passou para a montada e pegou as costas do neozelandês, garantindo seu triunfo por pontos.
Peso-pesado do UFC é derrotado por brasileiro
‘Aljo’ não foi o único atleta do UFC que entrou em ação no ‘Pit Submission Series 7’, na quinta-feira. O peso-pesado Alexandr Romanov – 13º colocado no ranking da categoria no Ultimate – encarou o brasileiro Roosevelt Souza e acabou finalizado por uma chave de calcanhar aplicada pelo faixa-preta paraibano.