Siga-nos
Gordon Ryan esteve presente na torcida para ver o evento de perto
A estrela do grappling revelou que ainda sofre diariamente por suas limitações clínicas - Louis Grasse/Ag Fight

Grappling

Debilitado, Gordon Ryan abre o jogo sobre atual estado de saúde e efeito de esteroides

Principal estrela do grappling, Gordon Ryan ultimamente tem sofrido com problemas de saúde que reduziram consideravelmente seu ritmo na carreira e o afastaram dos tatames durante quase toda a temporada de 2023. Ainda debilitado após contrair uma grave infecção estreptocócica na garganta que posteriormente também atacou seu estômago, ‘The King’, como é conhecido, abriu o jogo sobre seu estado atual e propôs uma reflexão sobre o uso de esteroides.

Ao contrário da maioria dos atletas, o americano nunca negou o uso de esteroides. Mas em recente publicação (veja abaixo ou clique aqui), Gordon rebateu a opinião de quem pensa que o uso de anabolizantes causa um ‘efeito milagroso’ – sobretudo na massa corporal. Incapaz de treinar por conta das limitações clínicas, o astro do grappling revelou que perdeu quase 10 kg por conta do repouso forçado. 

Mas, de acordo com o próprio, mesmo em tais circunstâncias, seu ‘shape’ se manteve de alto nível por conta de seu profissionalismo na construção de ‘músculos reais’, que independem do uso de esteroides. Na visão de Gordon Ryan, o simples fato de fazer uso de drogas para aumento de performance não isenta um indivíduo de uma eventual involução física por conta de uma doença ou situação similar que o limite a treinar ou malhar.

“Para aqueles próximos de mim, vocês sabem que estive completamente acamado durante o último mês ou mais por causa do meu estômago. Não tenho sido capaz de comer basicamente nada nem fazer exercícios. Hoje, em mais de um mês, é o primeiro dia em que consegui fazer mais do que uma musculação leve (treinei pernas). Eu perdi 9 kg – estou atualmente com cerca de 93 kg -, mas ainda me sinto forte e pareço bem. Provavelmente sou o ser humano mais bonito que já existiu, mas esse não é o ponto. Não importa quantos esteróides você tome, você não vai manter seu tamanho fora de ciclo ou durante uma doença se você não tiver construído músculos “reais”. É por isso que vemos caras indo de 106 kg ‘ciclando’ para 77 kg fora do ciclo. Mesmo desnutrido e morrendo, eu ainda sou eu. Você não pode pegar atalhos e esperar resultados apropriados. É algo que a Nathalia Santoro me ensinou há sete anos e eu finalmente entendi o que ela queria dizer. Vem mais por aí e dedos cruzados para que esses novos medicamentos sigam me ajudando”, refletiu ‘The King’. 

Físico irreconhecível em meados de 2023

Curiosamente, Gordon Ryan passou por um processo similar ao que citou na última temporada. A fim de compartilhar a realidade, o próprio lutador publicou um ‘antes e depois’ do seu ‘shape’ em meados de 2023 – quando estava possivelmente no auge das limitações médicas. A foto surpreendeu seus fãs, que viram um físico irreconhecível ao lado do outrora corpo musculoso.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Grappling