Siga-nos
exclusivo!
Ex-lutadora, a brasileira agora ocupa uma função administrativa, como diretora e promotora do UFC - Diego Ribas/Ag Fight

Grappling

Cláudia Gadelha revela mudança na estrutura do UFC Invitational 8: “Tatame estará no chão”

Principal liga de MMA do mundo, o Ultimate também decidiu se aventurar recentemente no mundo do grappling ao promover o UFC Fight Pass Invitational, que já reuniu diversas estrelas da modalidade em ação, como Gordon Ryan, Nicholas Meregali, Kaynan Duarte e Victor Hugo. Nesta quinta-feira (10), será realizada a oitava edição do show que, cada vez mais, vai ganhando tradição como uma marca consolidada. E para este card, com sede prevista para o ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), uma mudança estrutural será implementada.

Em um papo exclusivo com a equipe de reportagem da Ag Fight (veja abaixo ou clique aqui), Claudia Gadelha revelou que o característico  tatame elevado do evento será substituído por um tradicional, colado ao chão. A ex-lutadora, que atualmente atua como diretora de estratégia, promotora de eventos e ‘matchmaker’ do mundo do grappling para o Ultimate, destacou que a medida foi tomada, sobretudo, para priorizar a segurança dos atletas durante a competição.

O tatame elevado dividia opiniões. Por um lado, do ponto de vista do espetáculo e para os fãs que acompanhavam in loco, a estrutura providenciava uma experiência mais imersiva e atrativa. Do lado competitivo, porém, havia críticas que indicavam que a altura do tatame atrapalhava o dinamismo do combate e também causava uma espécie de receio entre os atletas quando o duelo se desenrolava na ponta do tatame. Atento à situação, o Ultimate optou por privilegiar a opinião dos competidores e mudar a estrutura do UFC Invitational 8.

A maior diferença que vai acontecer aqui amanhã (no UFC Invitational 8) vai ser que o tatame estará no chão, não vai estar mais elevado. Isso vai diminuir as chances dos atletas se machucarem, fazer eles engajarem mais, lutarem mais. Espero melhores lutas com esse tatame no chão. Era o diferencial que estava faltando para a gente se colocar ali como o melhor (evento) do mundo nesse ramo do grappling. O card está incrível, montamos lutas incríveis, já estamos nos preparando também para o próximo evento. Mas esse aqui está incrível e vocês não podem perder. Sintonizem no UFC Fight Pass”, destacou Gadelha, em conversa com a Ag Fight.

Luta principal

Com grandes nomes do grappling em ação, o UFC Invitational 8 será liderado por um duelo que promete prender a atenção dos fãs da luta agarrada. O confronto será disputado por Nick Rodriguez, um dos maiores nomes em atividade da modalidade que, em agosto, venceu o ‘Craig Jones Invitational’ na categoria acima de 80 kg e faturou um milhão de dólares (cerca de R$ 5,6 milhões). Do outro lado do tatame estará Michael Pixley, que ganhou fama recentemente por ter sido o algoz de Nicholas Meregali na última edição do ADCC, também em agosto.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Grappling